5 livros paradidáticos sobre a história da cultura afro-brasileira
Plano de aula: Manuseio de livros
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos da Educação Infantil (Creche) autoria de Helena Cristina Cintra Eher. O objetivo é fazer as crianças manusearem os livros (posição do livro, folheiam as páginas, observam as ilustrações, tentam ler o texto) ,verificar como as crianças contam/recontam suas histórias; lembrando de algumas partes ou personagens
Plano de aula: Exploração das ilustrações do livro
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos da Educação Infantil (Creche) autoria de Helena Cristina Cintra Eher. O objetivo é o de auxiliar a criança a se familiarizar com a história, com o ritmo da narrativa, com as vozes dos personagens etc. O professor deve ficar atento à qualidade da narrativa, das […]
Reunião de pais e responsáveis: por que e como a gestão escolar pode potencializar esse momento
Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de José Marcos Couto Júnior. Traz dicas para organizar esse evento tão significativo a fim de criar parcerias entre a escola e a família, melhorar a convivência e potencializar as aprendizagens.
Estudar em casa: escolas literárias – características, principais autores e obras do período
Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de História e Literatura, autoria de Fernanda Alves de Souza, com objetivos de aprender sobre os movimentos literários no Brasil e na Europa; compreender o contexto histórico das escolas literárias; conhecer as características, os principais autores e obras do período.
Estudar em casa: como fazer uma redação
Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Língua Portuguesa, autoria de Fernanda Alves, com objetivos de estudar o funcionamento das partes do texto (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão); compreender como as ideias serão abordadas em um texto dissertativo-argumentativo. Traz conteúdos relativos à coesão, coerência, texto argumentativo.
Estudar em casa: pandemias e suas consequências para a saúde pública e coletiva
Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Biologia, Geografia e História, autoria de Mayra Fernandes Martins, com objetivos de conhecer a diferença entre surto, endemia, epidemia e pandemia; entender como elas atingem a população, e suas consequências; aprender sobre as pandemias que já afligiam a humanidade; diferenciar e conhecer: […]
Estudar em casa: o que foi a gripe espanhola?
Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Biologia, Geografia, História e Sociologia, autoria de Mayra Mattar Moraes, com objetivos de aprender sobre a primeira pandemia do século XX; entender o contexto histórico que permitiu a difusão do vírus pelo mundo; conhecer como ela atingiu os diferentes países e camadas […]
Estudar em casa: o que são os direitos humanos?
Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de História e Sociologia, autoria de Mayra Mattar Moraes, com objetivos de aprender sobre a diversidade, a cultura, igualdade e equidade; conhecer o conceito de direito; historicizar o conceito de direitos humanos; saber quais são os direitos humanos. Traz conteúdos relativos à revoluções […]
Qual é a diferença entre liberdade de expressão e manifestação de ódio?
Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Formado em direito e doutor em ciência política pela USP, Júlio Barroso, ouvido pelo Instituto Claro, pondera que a liberdade de expressão é fundamental, mas há exceções em que ela precisa de limites se “afetar gravemente os direitos, as oportunidades ou […]
Estudar em casa: liberdade de expressão e filosofia
Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Filosofia e Sociologia, autoria de Mayra Mattar Moraes, com objetivos de conhecer o conceito de “liberdade de expressão” para a filosofia; aprender o que é estado democrático de direito; conceituar repressão e censura; demarcar os limites entre liberdade de expressão e opressão. […]