Escravo e índio: por que não usar mais esses termos em sala de aula?

Escravo e índio: por que não usar mais esses termos em sala de aula?

Material disponibilizado pelo Instituto Claro e autoria de Atrás da Moita Filmes. Palavras como índio e escravo são termos ultrapassados e que não refletem os diferentes tipos de resistência e subjetividade de pessoas que até hoje fazem parte da história brasileira. É isso que explica a professora de história Erika Rocha, que sugere sua substituição […]

 

Educação é a solução

Material disponibilizado pelo Instituto Claro, de autoria de Márcio Antunes dos Santos. Mostra seu projeto que une tecnologia à educação. 

 

Novas linguagens – Cinema Empreendedor

Material disponibilizado pelo Instituto Claro, de autoria de Cléssio Pereira Bastos. Trata do  projeto Looking 4 Heroes, uma plataforma que, segundo o autor,  ajuda a criar uma rede ideal de educação inovadora. 

 

A geometria na moda

Material disponibilizado pelo Instituto Claro, de autoria de Izabel Cristina de Sousa Amorim. Este projeto foi realizado com os alunos do 6o ano no Colégio Pio XI. Em resumo, os conteúdos sobre posição relativa das retas, ângulos e polígonos. 

 

Uma narrativa sobre a importância dos educadores na vida de Sarah Duarte

Material disponibilizado pelo Instituto Claro, de autoria de Marcelo Abud. É um áudio drama que conta a história da menina que é hoje professora por incentivo e amor de ex-docentes.

 

Aprendendo a decompor números naturais

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Matemática, autoria de Elves Silva Moreira, com objetivos de compreender o que são os números naturais; compreender o caráter posicional do nosso sistema numérico; e aprender a decompor números naturais. Traz como conteúdos o conjunto dos números naturais; sistema […]

 

Como abordar as culturas dos povos indígenas na alfabetização

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos dos anos iniciais do Fundamental, de autoria de Mara Mansani. A autora fez curadoria de materiais que podem te ajudar a planejar atividades que abordem a temática. 

 

3 contos indígenas para mostrar outra visão de mundo às crianças

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, de autoria de Soraia Yoshida. Histórias relatam o nascimento da Terra e celebração da natureza para as crianças. 

 

Como trabalhar o letramento digital nas aulas

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, de autoria de Débora Garofalo. Ao refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais, o aluno participa ativamente da construção do conhecimento. 

 

Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, de autoria de Débora Garofalo. Com o avanço da tecnologia, o mundo está mudando rápido. Mas a escola ainda está longe do ideal. 

 

Gamificação: metodologia favorece engajamento e protagonismo nos Anos Finais

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos dos anos finais do Fundamental, de autoria de Linaldo Oliveira. Propor atividades que usam diferentes tipos de jogo, além de ser atrativo, permite trabalhar as aprendizagens essenciais.

 

O que é currículo em espiral e como aplicá-lo na sala de aula?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola, autoria de Dimitria Coutinho, para alunos de todas as etapas de ensino, na área de Jornalismo. Essa abordagem teórica, que dialoga com a BNCC, propõe que os estudantes mobilizem saberes prévios para desenvolver habilidades e aprofundar conhecimentos de forma significativa e progressiva.

 

Educação Infantil: como observar e registrar o desenvolvimento das crianças

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos da Educação Infantil, na área de Jornalismo, autoria de Dimitria Coutinho. Educadoras e especialistas apontam boas práticas e instrumentos de avaliação para garantir o direito dos pequenos à aprendizagem. 

 

Como a brincadeira pode estimular a leitura e a escrita na alfabetização

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos dos anos iniciais do Fundamental na área de Jornalismo, autoria de Caroline Rezende. Utilizar situações vivenciadas durante as atividades permite avançar nas aprendizagens de forma significativa.

 

Como estimular a leitura desde o início da alfabetização

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino,  na área de Jornalismo, autoria de Jonas Carvalho. Atividades que trabalham a compreensão da escrita como prática social ajudam no processo de alfabetização e na inserção efetiva no mundo letrado. 

 

Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica na prática

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos da Educação Infantil, na área de Jornalismo, autoria de Nairim Bernardo. Partir da observação das crianças e ter objetivos bem definidos são pontos importantes para organizar boas experiências na Educação Infantil.