Pela manhã, lendo alguma coisa || Leia Mais
A Clínica Grunkraut tem como foco de um dos focos de atuação o atendimento de crianças e adolescentes portadoras de diversos transtornos ou síndromes, assim como dificuldades de aprendizagem nas áreas de Leitura-Escrita e Matemática.
Na área de Leitura-Escrita são trabalhadas as diversas formas de linguagem, tanto oral como escrita, visando o desenvolvimento das habilidades necessárias para esse trabalho.
Na Leitura, a partir de textos de autores, são feitas atividades criadas especialmente para cada nível de dificuldade. Na Leitura são aplicadas técnicas específicas para o desenvolvimento da mesma. Depois é trabalhada a “tradução do texto”, ou seja, a criança deverá recontar oralmente o que leu e a sua compreensão do enredo, personagens, locais e relações internas. Muito importante nesse momento é o desenvolvimento do vocabulário, que pode ou não ter interferido nessa compreensão. A partir da certificação dessa compreensão, as crianças deverão responder a questionamentos escritos sobre a aplicação do vocabulário e essa fase da compreensão.
Comparando a fase de tradução do texto com um fato histórico, poderíamos nesse primeiro momento conversar sobre o Descobrimento do Brasil, com as Grandes Navegações e seus fatos relevantes, personagens que atuaram e suas dificuldades relativas à época.
Um segundo momento do trabalho com a compreensão da Leitura são os questionamentos sobre as relações não tão intrínsecas aos fatos, com a exploração das possibilidades levantadas ou não. É o trabalho de interpretação do texto. Garantindo essa compreensão, o aluno deve-se responder por escrito aos questionamentos dessa etapa.
Dando continuidade à comparação com fatos históricos relativos à Descoberta do Brasil, começam os questionamentos sobre o fato: Houve descobrimento? Quais problemas os navegadores tiveram para chegar à Nova Terra? Era realmente uma nova terra?
Continuando o trabalho psicopedagógico fazemos a terceira etapa da compreensão, a extrapolação, onde o leitor deverá se posicionar frente às dificuldades dos personagens relatadas pelo texto e as tomadas de decisões. Vários questionamentos podem ser feitos: Foram corretas as decisões? Com os fatos relatados, seriam essas as suas posições? Justifique cada uma delas.
Finalizando com a nossa comparação, poderíamos pedir que a nossa criança que se posicione não como personagem atuante do enredo, mas como o Rei de Portugal, conhecedor dos fatos e responsável pela tomada de posições. Deve-se levar a questionar se foi feita a melhor escolha quanto ao processo das Navegações e da colonização do Brasil, com suas consequências.
Ao término das respostas dos questionamentos (com níveis adequados a cada criança), são ensinadas técnicas de correção do material escrito, para a melhora da ortografia e a coesão de ideias.
Com o desenvolvimento da criança, dá-se maior autonomia quanto à discussão oral dos fatos e inter-relações, antes do início da parte escrita.
Para a melhora desse trabalho também são desenvolvidas atividades relativas à descoberta das Regras Ortográficas e o de Produção de Textos, tão importante no dia a dia escolar como na vida como um todo.
A escrita de texto visa não apenas o desenvolvimento da habilidade de expor as ideias de modo claro, mas com vocabulário compatível e coesão interna das ideias. Grafia, ortografia, organização espacial, uso da pontuação são temas recorrentes nesse trabalho.
Caso seja necessário, podem ser desenvolvidas atividades de gramática aplicada, para a compreensão e interiorização da mesma, aplicando-a nas produções.
Na área de Matemática são desenvolvidas atividades não apenas visando o sistema de numeração e suas operações, mas principalmente o raciocínio lógico com o uso de situações-problemas, mostrando como a matemática faz parte da realidade de todos nós.
A finalização do atendimento clínico em todos os atendimentos sempre é feito através do lúdico, com jogos que desenvolvem áreas neuropsicológicas ligadas ao desenvolvimento da atenção, memória auditiva e visual, percepção visual, agilidade e cálculo.
Unindo o lúdico às atividades educativas, as crianças se desenvolvem e conseguem perceber seus pontos fortes e os demais ainda não tão bons, superando os desafios de seu aprendizado, respeitando seu mundo interno e lendo o mundo com novos olhos. E são esses os enfoques desenvolvidos em minha Clínica.
Artigos do Blog
- Educadores (49)
- Pais (8)
Últimas do Blog
Sei que estou dentro de || Leia Mais
Ao nascermos mulher, já existíamos || Leia Mais
Temas e Projetos
- Educação Infantil (16)
- Ensino Fundamental I (30)
- Ensino Fundamental II (28)
- Ensino Médio (25)
- Gestores e Educadores (2)