Plano de aula: Visita a uma comunidade indígena

Plano de aula: Visita a uma comunidade indígena

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Helena Cristina Cintra Eher, com objetivos de identificar e descrever o que fazem as pessoas de uma comunidade indígena.

 

Plano de aula: O papel de cada profissão

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Helena Cristina Cintra Eher, com objetivos de identificar e valorizar o papel de diversas profissões.

 

Plano de aula: Papéis sociais na família

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Helena Cristina Cintra Eher, com objetivo de identificar os papéis dos adultos que fazem parte da sua família.

 

Plano de aula: Visita a um espaço da comunidade

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Helena Cristina Cintra Eher, com objetivos de observar as pessoas e suas interações no espaço visitado.

 

Plano de aula: Profissões que são exercidas por mulheres atualmente

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Helena Cristina Cintra Eher, com objetivos de conhecer mulheres pioneiras em profissões que antes eram consideradas masculinas. 

 

Plano de aula: Profissões que não existiam antigamente

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o.ano do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Helena Cristina Cintra Eher. O objetivo é identificar profissões atuais que não existiam no passado e refletir sobre a causa de seu surgimento.

 

Plano de aula: Visita à cozinha da escola

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o.ano do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Helena Cristina Cintra Eher. O objetivo é identificar e valorizar as práticas exercidas na cozinha da Escola. 

 

Como a Educação Escolar Indígena pode fortalecer a identidade local

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, na área de Jornalismo, autoria de Bruno Mazzoco. A modalidade cumpre um importante papel para reforçar o protagonismo dos povos originários e valorização da cultura, mas precisa ser fortalecida. Entenda como escolas em territórios indígenas adequam currículo e formação e trabalham […]

 

Como trabalhar a cultura dos povos indígenas na Educação Infantil

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos da Educação Infantil na área de Jornalismo, autoria de Paula Sestari. BNCC dá a possibilidade de expandir a pesquisa e imersão nos saberes dos povos originários para levar experiências significativas aos pequeno. Confira reflexões e sugestões práticas que contribuem para a ampliação das aprendizagens dos bebês e […]

 

Para além do Dia do Índio: como abordar história e cultura indígenas em sala de aula

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na área de Jornalismo, autoria de Dimítria Coutinho. Especialistas e educadores falam da importância de valorizar os saberes indígenas e trabalhar com questões contemporâneas e de forma crítica durante todo o ano.

 

Matemática: 3 sugestões para trabalhar a cultura e os saberes dos povos indígenas

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na área de Jornalismo, autoria de Rosiane Prates. O objetivo é desenvolver atividades envolvendo contagem, sistema de representação numérica, jogos e Geometria. 

 

O que a cultura indígena brasileira ensina para as escolas

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na área de Jornalismo, autoria de Jonas Carvalho. O objetivo é conhecer práticas que valorizam os povos indígenas sem recorrer a estereótipos e podem inspirar atividades em escolas dos mais diversos contextos.

 

Educação Infantil: como abordar a cultura indígena para além dos estereótipos

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos da Educação Infantil na área de Jornalismo, autoria de Evandro Tortora. O objetivo é mudar nossa prática pedagógica para falar sobre povos indígenas de uma forma mais respeitosa e próxima da realidade.

 

Garimpo ilegal: quais os impactos ambientais?

Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Biologia, Geografia e História, de autoria de Nathalie Lousan, Leonardo Moreno Domingues e Mayra Mattar Moraes. Este plano de aula aborda os conceitos relacionados ao garimpo ilegal, tais como: o que é a atividade garimpeira, os impactos ambientais provocados por essa prática […]

 

Análise combinatória: arranjo simples e com repetição

Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Matemática, de autoria de Elves Silva Moreira. Os objetivos são compreender do que trata a análise combinatória; compreender que a permutação simples é um caso particular de arranjo simples; compreender o que é um arranjo simples e um arranjo com repetição, e […]

 

Paleoclimatologia: entendendo o clima do passado

Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Física, de autoria de Leonardo Moreno Domingues. Cientistas que estudam as mudanças climáticas precisam entender não apenas como o clima deve se modificar ao longo das próximas décadas, mas também como a atmosfera terrestre se alterou ao longo dos últimos milhares de […]