Plano de aula: Apresentando o projeto: O que é ser criança/adolescente?

Plano de aula: Apresentando o projeto: O que é ser criança/adolescente?

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o e 5o anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa e História  em Educação Empreendedora, autoria de Cíntia Diógenes. Os objetivos são  retomar a tabela com o plano de ação produzido e verificar se os recursos e materiais que trouxeram […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Planejando o projeto: O que é ser criança/adolescente?

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa e História  em Educação Empreendedora, autoria de Cíntia Diógenes. Os objetivos são retomar as ideias sobre o que é ser criança/adolescente; reanalisar o pensamento e projetar uma forma de expressar […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Criança e adolescente têm direitos!

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa e História  em Educação Empreendedora, autoria de Cíntia Diógenes. Os objetivos são refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Baú da infância/adolescência

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa e História  em Educação Empreendedora, autoria de Cíntia Diógenes. Os objetivos são discutir sobre o que é ser criança/adolescente, com base nas experiências vividas; refletir sobre as transformações, desenvolvimentos e […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Todos temos um pouco de migrantes!

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o.anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia em Educação Empreendedora, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são apresentar, de formas diversas, para a comunidade, os dados coletados por meio das entrevistas; reconhecer-se e reconhecer […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Construindo identidades com meu grupo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia em Educação Empreendedora, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são planejar e estruturar, de forma criativa e colaborativa, a apresentação do projeto “O que há de […]

LEIA MAIS

Plano de aula: O que há de migrante em mim?

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia em Educação Empreendedora, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são reconhecer a influência cultural dos migrantes na formação identitária de meu núcleo familiar e grupos sociais […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Descobrindo minhas origens

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia em Educação Empreendedora, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são identificar aspectos culturais diversos, pertencentes aos campos individuais e coletivos dos estudantes e seus familiares. Traz […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Avaliação e apropriação dos resultados

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o..anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia em Educação Empreendedora, autoria de Eliane de Siqueira. Os objetivos são avaliar as ações de intervenção realizadas pelo coletivo da escola; refletir sobre possibilidades de mudança e aprofundamento; […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Práticas Escolares

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o.anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia em Educação Empreendedora, autoria de Eliane de Siqueira. Os objetivos são desenvolver ações práticas para a resolução de problemas; relacionar as ações planejadas com o cotidiano da escola; […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Planejamento coletivo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia em Educação Empreendedora, autoria de Eliane de Siqueira. Os objetivos são planejar ações para intervir diante de situações diagnosticadas coletivamente; organizar estratégias para resolução de problemas diagnosticados […]

LEIA MAIS

Plano de aula: Diagnóstico do espaço escolar

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o , 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia em Educação Empreendedora, autoria de Eliane de Siqueira. Os objetivos são identificar situações incômodas no entorno de onde moram e na escola; levantar hipóteses acerca da problemática […]

LEIA MAIS

Instituto De Pesquisas Jardim Botânico Do Rio De Janeiro

O Horto Florestal é uma área de produção de mudas, principalmente de espécies ameaçadas de extinção e florestais nativas, com ênfase nas oriundas da Mata Atlântica. Tem a área de Visitação, Pesquisa, Ensino, Publicações e História.

LEIA MAIS

TATUS – DESCUBRA 15 CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE ESSES ANIMAIS

Conheça as curiosidades sobre o Tatu, um dos animais em extinção.

LEIA MAIS

Conheça as espécies de aves do Brasil

Material disponibilizado pelo Portal dos Pássaros. Em estudos recentes realizados pelo Museu Americano de História Natural, foi visto que existem cerca de 18 mil espécies de aves no mundo, o dobro do que muitos especialistas em aves pensavam. Os resultados desses estudos foram publicados na revista científica PLOS ONE, explicando como a diversidade de aves […]

LEIA MAIS

O fim da RENCA será um duro golpe ambiental para a Amazônia

Material disponibilizado pelo Museu do Amanhã. Com área quase do tamanho da Dinamarca, a RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Associados), tem 46 mil quilômetros quadrados entre os estados do Pará e Amapá. A Reserva foi criada pelo Governo federal em 1984 como forma de garantir a preservação dos bens minerais existentes por lá. Ao […]

LEIA MAIS