“May I?”: como fazer pedidos de forma educada em inglês

“May I?”: como fazer pedidos de forma educada em inglês

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II, na área de Língua Estrangeira, autoria de Carla Laureto Hora, com os objetivos de explicitar as diferentes conotações da língua inglesa (forma “mais educada” de se dizer algo); elaborar e confeccionar um quadro com os pedidos básicos da rotina de sala de aula; […]

LEIA MAIS

Conceito de subtração

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I, na área de Matemática, autoria de Angélica Pall Oriani, com os objetivos de desenvolver o pensamento numérico; relacionar quantidade e número; compreender o conceito de subtração; reconhecer que a subtração é oposta da adição; ler e escrever números. 

LEIA MAIS

O que é modernidade?

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e  Ensino Médio, nas áreas de História e Sociologia, autoria de Marcelo Hailer, com os objetivos de  conhecer o marco histórico-inicial da modernidade; compreender quais são os valores morais e éticos que configuram o período moderno; abordar as várias etapas da modernidade; […]

LEIA MAIS

Émile Durkheim e a fundação da sociologia

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, nas áreas de História e Sociologia, autoria de Marcelo Hailer, com os objetivos de conhecer a vida e obra; a  importância de Durkheim para a sociologia; pioneirismo no estudo sobre o suicídio.

LEIA MAIS

O que é pós-modernidade

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, nas áreas de História e Sociologia, autoria de Marcelo Hailer, com os objetivos de refletir acerca do fim da modernidade; compreender em que consiste a pós-modernidade; entender quais são os valores morais e éticos da pós-modernidade; seria a pós-modernidade a corrosão da ética […]

LEIA MAIS

Conceito de multiplicação

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I, na área de Matemática, autoria de Angélica Pall Oriani, com os objetivos de desenvolver o pensamento numérico; relacionar quantidade e número; compreender o conceito de multiplicação; ler e escrever números. 

LEIA MAIS

Tragédias ambientais de Mariana e Brumadinho

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas áreas de Biologia, Geografia, Filosofia, História e Sociologia, autoria de Mayara Mattar Moraes, com os objetivos de compreender a mineração como uma atividade econômica presente na história do Brasil desde o século XVIII; entender a diferença entre o […]

LEIA MAIS

Conceito de divisão

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I, na área de Matemática, autoria de Angélica Pall Oriani, com os objetivos de desenvolver o pensamento numérico; relacionar quantidade e número; compreender o conceito de divisão; ler e escrever números. 

LEIA MAIS

A Revolução dos Cravos em Portugal

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, na área de História, autoria de Júlia Bittencourt, com os objetivos de compreender o processo revolucionário que derrubou a ditadura de Salazar em Portugal, no ano de 1975, e seus desdobramentos para o país. Traz conteúdos relativos à História geral; História de Portugal; […]

LEIA MAIS

A história da ciência e a conquista do espaço: o homem na Lua

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, nas áreas de História, Geografia e Filosofia,  autoria de Mayra Mattar Moraes, com os objetivos de conhecer a história da ciência moderna; entender o percurso para o desenvolvimento da metodologia científica; compreender a ideia de hipótese, teoria e verificação.  O tema interdisciplinar pode […]

LEIA MAIS

Guerra civil e genocídio em Ruanda (1990-1994)

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, na área de História, autoria de Mayra Mattar Moraes, com os objetivos de compreender o neocolonialismo como um processo que fragmentou e criou etnias no continente africano; entender a guerra civil de Ruanda no contexto do fim da Guerra Fria e da reorganização […]

LEIA MAIS

Advérbios de frequência em inglês

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, na área de Língua Estrangeira, autoria de Carla Laureto Hora, com os objetivos de compreender os advérbios de frequência; estabelecer, em inglês, regras para a rotina escolar; desenvolver habilidade oral. 

LEIA MAIS

O que são crimes de ódio?

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Sociologia e História, autoria de Marcelo Hailer, com os objetivos de entender quais são os grupos historicamente difamados; compreender os tipos de crimes de ódio; é possível falar da existência de políticas do ódio?; esclarecer de que maneira os governos […]

LEIA MAIS

Desenvolvimento embrionário

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, autoria de Nathalie Lousan, com os objetivos de conceituar desenvolvimento embrionário; conhecer os tipos de ovos e segmentação; reconhecer as etapas do desenvolvimento embrionário. Traz conteúdo relativo à gastrulação, neurulação e organogênese.

LEIA MAIS

O suicídio na contemporaneidade

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Sociologia e História, autoria de Marcelo Hailer, com os objetivos de conhecer os fatores e contextos atrelados ao suicídio; mitos e verdades; as discussões nas Ciências Humanas; melancolia, depressão e solidão;  redes sociais: amiga e inimiga. Traz os conteúdos relativos […]

LEIA MAIS

Esportes de campo e taco: do beisebol ao críquete

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Educação Física, autoria de Milena de Bem Zavanella Freitas, com os objetivos de  compreender o que são esportes de campo e taco, relacionando os conceitos e procedimentos específicos desses tipos de esportes, com base no diálogo e na leitura […]

LEIA MAIS