Espanhol no mundo – Nível inicial A1

Espanhol no mundo – Nível inicial A1

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Leonor Solano Gonzalez, com objetivos de conhecer a origem do espanhol e sua incidência nos países colonizados; saber se há diferença ou semelhança entre a língua Espanhola e a Castelhana; identificar os países que […]

LEIA MAIS

“Vamos voltar à realidade” – MC Marechal

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, autoria de Glaucia Luiz, com objetivos de conhecer as características do hip hop e do rap; conhecer o que é utopia; reconhecer a utopia presente no movimento hip hop. 

LEIA MAIS

Diálogo Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade – O olhar engajado para o operário

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, autoria de Glaucia Luiz, com objetivos de conhecer compreender o problema da diferença social denunciada nas obras; identificar as semelhanças entre o poema “O Operário em construção” de Vinicius de Moraes e  “Operário no Mar”, de […]

LEIA MAIS

“Os humildes” – João do Rio

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, autoria de Glaucia Luiz, com objetivos de conhecer as características do gênero narrativo crônica; reconhecer a relação da crônica com a notícia; reconhecer a crônica como registro de uma época; produzir uma crônica. 

LEIA MAIS

Inglês Intermediário – Stop Crying Your Heart Out: O uso do Imperativo

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Língua Estrangeira (inglês), autoria de Kátia Martins Pereira, com objetivos de reconhecer e utilizar o Imperativo; ler e interpretar a canção Stop Crying Your Heart Out; ler a biografia do Oasis. Traz conteúdos relativos à leitura e interpretação da letra […]

LEIA MAIS

Vírus: conhecendo e prevenindo doenças provocadas por vírus

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Ciências, autoria de Maria Luiza Ledesma Rodrigues, com objetivos de identificar as principais doenças provocadas por vírus; compreender os mecanismos de prevenção de algumas doenças provocadas por vírus. Disponibiliza conteúdos relativos ao contágio e prevenção destas doenças. 

LEIA MAIS

Cinema e Educação: Tainá 3 – A Origem

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I nas áreas de Artes, Ciências, Cinema, História, Geografia e Língua Portuguesa, autoria de Cláudia Mogadouro, com objetivos de conhecer e refletir sobre a cultura indígena; conhecer e refletir sobre a diversidade cultural no Brasil; discutir os vários modos de ser criança no […]

LEIA MAIS

Varíola: erradicação, vacina e a varíola dos macacos

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, autoria de Nathalie Lousan, com objetivos de conhecer o ciclo da varíola: agente causador, sintomas, profilaxia e tratamento; comparar e diferenciar a varíola humana (erradicada) e a varíola dos macacos (2022); reconhecer a importância da vaccinia (varíola das vacas) […]

LEIA MAIS

Cinema e Educação: Janela da Alma

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, nas áreas de Artes, Cinema, Filosofia e Língua Portuguesa, autoria de Cláudia Mogadouro, com objetivos de refletir sobre nosso conceito de visão e deficiência visual; refletir sobre o excesso de informação audiovisual e sua seleção; refletir sobre os vários sentidos que nos fazem […]

LEIA MAIS

Armas químicas

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, nas áreas de História e Química, autoria de Maria Luiza Ledesma Rodrigues, com objetivos de conhecer as principais armas químicas e sua utilização na história; identificar os efeitos das diferentes armas químicas no organismo humano; reconhecer as causas do conflito na Síria e […]

LEIA MAIS

Como ele voa?

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Ciências, autoria de Amanda Alves do Amaral, com objetivos de desenvolver  postura investigativa; perceber alguns elementos que interferem na capacidade de planagem do avião, como a forma, o mecanismo de lançamento, o peso e a presença do vento; desenvolver […]

LEIA MAIS

Espanhol – Vocabulario de las profesiones, pedir y dar información

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de conhecer as profissões e trabalhos.

LEIA MAIS

Espanhol – Deletrear y pronunciar Familiarizarse con el deletreo y las entonaciones

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de familiarizar-se com a ortografia; usar adequadamente as entonações; prestar atenção às palavras.

LEIA MAIS

Espanhol – Descripción Física

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de reconhecer características físicas; descrever fisicamente;  utilizar vocabulário. 

LEIA MAIS

Espanhol – Música: Solamente tú. Comprensión auditiva y lexical

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I nas áreas de Língua Estrangeira (espanhol) e Artes, autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de desenvolver a compreensão auditiva e lexical. Traz como conteúdo reforçar a prática auditiva. 

LEIA MAIS

Espanhol – Verbos en Presente de Indicativo

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de conhecer verbos no presente de indicativo; familiarizar-se com os verbos; sistematizar as conjugações. Traz como conteúdo os verbos no presente do indicativo.

LEIA MAIS