1968: fatos políticos, culturais e sociais

1968: fatos políticos, culturais e sociais

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de História, autoria de Júlia Bittencourt, com os objetivos de conhecer alguns dos fatos políticos, culturais e sociais ocorridos em 1968, principalmente, na França, no Brasil e nos EUA; compreender o contexto histórico desses acontecimentos. Traz conteúdos relativos ao contexto histórico […]

LEIA MAIS

Uso de memes em sala de aula

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de História, Geografia e Filosofia, autoria de Júlia Bittencourt, com os objetivos de conhecer memes didáticos;  relacionar memes com o conteúdo estudado; produzir memes e postar na internet. Nesse plano, o conteúdo específico na área de humanidades será escolhido pelo(a) professor(a).

LEIA MAIS

Saiba mais sobre o Cerrado e sua importância

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II nas áreas de Biologia, Geografia e Meio Ambiente, autoria de Larissa Baroni Gallo Astolfi, com os objetivos de localizar a abrangência do bioma Cerrado no mapa do Brasil; conhecer a biodiversidade do Cerrado; compreender a importância da preservação desse bioma; identificar as […]

LEIA MAIS

Os Gêmeos grafiteiros

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Artes, autoria de Iracema Mendes, com os objetivos de construir a releitura de uma obra de arte; conhecer a obra dos artistas do grafite Os Gêmeos.

LEIA MAIS

Os confrontos na Síria

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Geografia e História, autoria de Thaís Chaves Ferraz, com os objetivos de contextualizar a origem da guerra na Síria; conhecer os envolvidos no conflito; citar desdobramentos. 

LEIA MAIS

O novo acordo ortográfico: alfabeto, hífen e trema

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na área de Língua Portuguesa, autoria de Lucilene Favareto Torquato Feba, com os objetivos de apresentar um breve histórico sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa; conhecer algumas das novas regras; praticar a norma culta. 

LEIA MAIS

O formato da Terra: esférico ou plano?

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Matemática, autoria de Felipe Albino dos Santos, com os objetivos de conhecer a teoria do formato plano do planeta Terra; conhecer justificativas matemáticas para o formato esférico do planeta Terra; conhecer o método usado por Eratóstenes para medir o raio […]

LEIA MAIS

A Soma de Gauss

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Matemática, autoria de Felipe Albino dos Santos, com o objetivo de calcular a soma de uma sequência de números naturais utilizando a soma de Gauss ou Padrão de Gauss. 

LEIA MAIS

A geometria da quadra esportiva

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Matemática, autoria de Felipe Albino dos Santos, com os objetivos de reconhecer algumas figuras geométricas em uma quadra esportiva; conhecer alguns ângulos notáveis; medir e calcular ângulos, perímetros e áreas de uma quadra; estimar a partir de dados colhidos […]

LEIA MAIS

Colours Bingo: jogo ajuda a ensinar cores em inglês

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I e II e na área de Língua Estrangeira (inglês), autoria de Letícia Baroni Gallo, com os objetivos de analisar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a língua inglesa; introduzir o vocabulário das cores em inglês; associar oralidade com escrita da língua inglesa.

LEIA MAIS

Acordo ortográfico: acentuação

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, autoria de Letícia Baroni Gallo, com os objetivos de conhecer a nova regra de acentuação gráfica; testar o conhecimento por meio de um jogo; praticar o trabalho em grupo. Traz conteúdos relativos […]

LEIA MAIS

O tamanho do infinito

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II  na área de Matemática, autoria de Amanda Oliveira Calazans, com os objetivos de explorar padrões numéricos; trabalhar o conceito de finito e infinito, utilizando sequências numéricas; compreender que há infinitos de tamanhos iguais e diferentes; diferenciar os conceitos de infinitamente grande e […]

LEIA MAIS

Previsão do tempo: conceito e desafios

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Física e Meio Ambiente, autoria de Leonardo Moreno Domingues, com os objetivos de conhecer como são produzidas as previsões do tempo; elencar os fatores que influenciam o tempo; entender o papel do meteorologista; compreender o papel do caos nos erros […]

LEIA MAIS

Probabilidade e cálculo médio aproximado

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Matemática, autoria de Amanda Oliveira Calazans, com os objetivos de estudar o Problema do colecionador de cupons da Teoria das Probabilidades; trabalhar a ideia de modelagem matemática; deduzir fórmulas matemáticas; efetuar cálculo médio aproximado da quantidade de figurinhas necessárias para […]

LEIA MAIS

Combinatória e estatística: grupos de países da Copa do Mundo

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na área de Matemática, autoria de Amanda Oliveira Calazans, com os objetivos de aplicar o princípio fundamental da contagem em situações problemas; estudar as possibilidades de formação de grupos da Copa do Mundo; estudar um modelo de resolução de problemas […]

LEIA MAIS

Torre de Pisa e seu ângulo de inclinação

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Matemática e Física, autoria de Amanda Oliveira Calazans, com os objetivos de realizar uma estimativa do ângulo máximo de inclinação que a Torre de Pisa suportaria; utilizar os conceitos de equilíbrio estático e centro de gravidade de um corpo; aplicar […]

LEIA MAIS