DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PSICOPEDAGOGOS

Segundo Anete Maria Busin Fernandes, doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o diagnóstico psicopedagógico vem mudando no decorrer dos últimos anos. Os primeiros diagnósticos seguiam as técnicas Sara Paim. Atualmente os diagnósticos têm se apoiado nas teorias de Winnicott. Winnicott chama de “espaço potencial” aquele localizado entre o indivíduo e o […]

 

Pai, o esquecido

Acabei de cruzar no elevador do meu edifício com um bebê nos braços da avó. De imediato, comecei a pensar no quanto o pai, muitas vezes sente-se excluídos da maternidade, além de frequentemente uma das avós ficar cuidando do bebê enquanto os pais trabalham. Ocorreu-me de imediato, que além do novo e esperado membro da […]

 

AVALIAÇÃO DE NÍVEL PEDAGÓGICO NUMA SESSÃO DE PSICOPEDAGOGIA

Segundo Maria Lúcia Weiss, a avaliação pedagógica não se limita as escolas. Como qualquer um dos outros momentos do diagnóstico psicopedagógico, a conduta do paciente deve ser vista como uma expressão global em que está pondo em foco a nível pedagógico, mas estarão prontos o seu funcionamento cognitivo e suas emoções ligadas ao significado dos […]

 

A Ditadura da Felicidade X Resiliência

Quando pequena, via maravilhada um programa importado dos EUA: Papai Sabe Tudo! Na minha ignorante ingenuidade, pensava, o que teria a minha família de errado, pois nem todos eram sempre sorridentes, ou quando algo saia do esperado, levava broncas homéricas dos meus pais! Desejava que minha família fosse como a da TV. Propaganda de creme […]

 

Colecionando perdas e ganhos

Colecionando perdas e ganhos Andei dando uma espiada no meu Facebook. A todo momento recebo noticias e posts sobre envelhecimento. Como é que “ele” sabe que tenho mais de 60? Certamente já perguntei e sei que existem algoritmos que selecionam o que vejo, o que me interessa e o que mais olho. Mesmo assim, confesso […]

 

Sala de Aula Invertida

Existem várias maneiras de darmos aula começando com a mais tradicional: aula expositiva. Nesse formato o professor usa geralmente de 30 a 35 minutos para expor um novo conteúdo, e depois de responder às dúvidas dos alunos, sugere alguns exercícios para serem feitos na classe e outros para a lição de casa. Ou seja, a […]

 
Orientação de Pais
standard

Orientação de Pais

Muitos pais têm dificuldades em saber como lidar com os filhos em algumas situações. Existe a preocupação em não os frustrar caso se exija maiores limites; ou, em serem os melhores amigos que os filhos podem ter na vida. Na verdade, cada família deve ter seus próprios padrões de maior ou menos permissividade e isso […]

 
Hiperatividade e Distúrbio de Déficit de Atenção (D.D.A.)
standard

Hiperatividade e Distúrbio de Déficit de Atenção (D.D.A.)

Distúrbio de Déficit de Atenção (também chamado Transtorno, Desordem ou Síndrome) pode ou não ser acompanhado de Hiperatividade (D.D.A.H). Esse distúrbio não deve ser considerado uma doença ou desordem. Na verdade, é uma forma diferente de pensar; em alguns casos, pode vir a apresentar dificuldades de relacionamento.  Crianças e adolescentes são inquietos, agitados, distraídos, desatentos, […]

 
Ortografia: Relações Homófonas entre as Letras X e CH
standard

Ortografia: Relações Homófonas entre as Letras X e CH

Palavras homófonas são aquelas que apresentam sonoridade semelhante, mas com sentido diferente (como por exemplo, nas palavras “nós” e “noz”; “chá” e “xá”).             Segundo o GDF (Governo do Distrito Federal) através do Núcleo de Monitoramento Pedagógico existem dez hipóteses sobre as trocas ortográficas. A primeira é a “Substituição Envolvendo a Grafia de Fonemas Surdos […]

 
Diagnóstico Pedagógico
standard

Diagnóstico Pedagógico

O Diagnóstico é a primeira etapa a ser cumprido num processo de atendimento psicopedagógico clínico, tendo por objetivo investigar o que não vai bem ao sujeito em relação a uma conduta esperada.             Propõe-se ao esclarecimento de uma queixa quer do próprio sujeito, da família e da escola. No caso de um atendimento psicopedagógico, trata-se […]

 
Trocas Ortográficas
standard

Trocas Ortográficas

O processo de aquisição e interiorização da Leitura e da Escrita para as crianças é gradativo e pode sofrer influências de vários fatores internos e externos. Esse processo normal faz com que na escrita os registros não corretos possam parecer como trocas ortográficas, mas podemos afirmar que existe um grau de normalidade nas mesmas, que […]

 
Transtorno Opositivo Desafiador – TOD
standard

Transtorno Opositivo Desafiador – TOD

Psiquiatras definem o TOD como um padrão persistente de comportamento com algumas características como a desobediência as regras, hostilidade, atitudes desafiadoras contra figuras de autoridade como pais e professores, e em algumas vezes, índole vingativa. O ambiente em que a criança está inserida pode contribuir para a manifestação do transtorno como ambientes domésticos onde há […]