Como detectar e lidar com algumas dificuldades em sala de aula: DPA
standard

Como detectar e lidar com algumas dificuldades em sala de aula: DPA

Existem crianças que apresentam algumas dificuldades ou comportamentos que podem sugerir alguns distúrbios como DPA (Distúrbio do Processamento Auditivo), Discalculia, TDA (Transtorno Déficit de Atenção), TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), dentre outros. Mas como identificá-las para poder encaminhar para uma avaliação visando um diagnóstico diferencial e um atendimento? Para […]

LEIA MAIS
Dislexia e Discalculia
standard

Dislexia e Discalculia

De acordo com a International Dyslexia Association (IDA), a Dislexia é um distúrbio de aprendizagem de origem neurológica e genética (e por isso, hereditária) que se caracteriza pela dificuldade de leitura e escrita; essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem (consciência fonológica). Essa característica genética se configura entre a décima sexta e a […]

LEIA MAIS
Letra H
standard

Letra H

Segundo a Organização Mundial de Saúde, Dislexia é um “Transtorno específico de leitura (dislexia de desenvolvimento, leitura especular, retardo específico da leitura)”. “O transtorno específico da leitura vem acompanhado frequentemente de dificuldades de soletração, persistindo comumente na adolescência, mesmo quando a criança haja feito alguns progressos na leitura”. Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística […]

LEIA MAIS
Dislexia: o que é?
standard

Dislexia: o que é?

Segundo a definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association e pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD, Dislexia do Desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente […]

LEIA MAIS
Distúrbio de Déficit de Atenção (D.D.A.)
standard

Distúrbio de Déficit de Atenção (D.D.A.)

DDA é um transtorno neurobiológicoque aparece ainda na infância e tem causas genéticas, podendo permanecer por toda a vida da pessoa ou desaparecer na adolescência (aproximadamente 40%). Foi descrito pela primeira vez no início do século XX, recebendo diversas denominações como: Lesão Cerebral Mínima, Disfunção Cerebral Mínima, Síndrome da Criança Hiperativa, Distúrbio Primário da Atenção, e Distúrbio […]

LEIA MAIS
Ortografia: Consoante X
standard

Ortografia: Consoante X

O processo de interiorização ortográfica é gradativo, havendo algumas consoantes que requerem maior atenção devido à variabilidade de sons relativos à posição dentro da palavra. Crianças que apresentam algum distúrbio, como a Dislexia, apresentam maior dificuldade nesse processo, necessitando por vezes de um atendimento especializado, como o da Psicopedagogia. Esse distúrbio é definido pela Associação […]

LEIA MAIS
Importância da Informática para crianças com dificuldades de aprendizagem hoje e sempre
standard

Importância da Informática para crianças com dificuldades de aprendizagem hoje e sempre

Antes do advento da Internet, crianças e adolescentes utilizavam softwares educativos tanto nos Laboratórios de Informática das Escolas como nas residências com os objetivos lúdicos e pedagógicos. Eram produtos vendidos em formato de disquetes que eram instalados no computador e trabalhados de forma individual. Fui autora e assessora da empresa Byte & Brothers na área […]

LEIA MAIS
Por que nos tornamos professores?
standard

Por que nos tornamos professores?

Essa é um questionamento que educadores se fazem quase todos os dias. Será que pelo salário recebido? Pelas condições de trabalho em grande parte de nossas escolas? Pelo reconhecimento por parte dos pais e da sociedade como um todo? Acho que não… Tornamos-nos professores pelo momento “Ahá!!”. Esse é o sinal que nossos alunos nos […]

LEIA MAIS
AVALIAÇÃO ESCOLAR: Limites e Possibilidades
standard

AVALIAÇÃO ESCOLAR: Limites e Possibilidades

A Avaliação Escolar, também chamada de Avaliação do Processo, ensina a aprendizagem ou avaliação de rendimento escolar, tem como dimensão de analise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar.             Sua principal função é subsidiar o professor, a equipe escolar e o próprio […]

LEIA MAIS
A Importância da Produção e Apresentação de Conteúdos
standard

A Importância da Produção e Apresentação de Conteúdos

Uma das características do homem é a criação e a divulgação da cultura. Na Antiguidade, essa transmissão era oral. Mais tarde, com a escrita e com a criação de Gutenberg, houve o barateamento e a maior divulgação da escrita. A apresentação do material desenhado ou escrito também esteve presente na história do homem, desde os […]

LEIA MAIS
O uso lúdico no diagnóstico psicopedagógico
standard

O uso lúdico no diagnóstico psicopedagógico

Todo profissional que trabalha com crianças, sente que é indispensável haver um espaço e tempo para a criança brincar e assim melhor se comunicar, se revelar. O médico que cria jogos com objetos do consultório, o vendedor que provoca uma brincadeira com o comprador mirim, o professor que possibilita situações lúdicas em sala de aula, […]

LEIA MAIS