Por que precisamos falar sobre Setembro Amarelo e suicídio na escola?

Por que precisamos falar sobre Setembro Amarelo e suicídio na escola?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Paula Salas, na área de Jornalismo. Entenda por onde começar a conversa com seus alunos e o que a escola pode fazer. 

 

O que é o Setembro Amarelo e por que devemos falar dele nas escolas?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Caroline Monteiro, na área de Jornalismo. A discussão sobre suicídio deve ser feita com naturalidade e seriedade desde a infância e adolescência. 

 

A escola que enfrentou o tabu do suicídio

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Pedro Annunciato, na área de Jornalismo. A professora Rosa, leitora de NOVA ESCOLA, aproveitou a revista em projeto para conscientizar adolescentes sobre o suicídio. 

 

“O suicídio é uma forma desesperada de construir um sujeito”

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Pedro Annunciato, na área de Jornalismo. Especialista em questões da adolescência, o psicanalista Mário Corso defende que a escola precisa construir formas de dialogar sobre o assunto.

 

Suicídio: o que a escola pode fazer?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Pedro Annunciato, na área de Jornalismo. O assunto é delicado e exige cuidado. Mas o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

 

14 perguntas e respostas sobre setembro amarelo, suicídio e saúde mental na escola

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Laís Semis, na área de Jornalismo. Entenda porque as discussões sobre suicídio se intensificam nessa época do ano e o que a escola tem a ver com isso. 

 

Gestão escolar: como garantir o direito à Educação inclusiva nas nossas instituições?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de José Marcos Couto Júnior, na área de Jornalismo. Em um momento em que os direitos das pessoas com deficiência são atacados, precisamos mais do que nunca criar condições para consolidar a inclusão nas escolas. 

 

Inclusão na Educação Infantil: 5 dicas para realizar um bom trabalho

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos da Educação Infantil, autoria de Paula Sestari, na área de Jornalismo. Os professores dessa etapa têm um papel essencial na luta por um ensino inclusivo que valorize as potencialidades de todas as crianças. Confira algumas sugestões de práticas e ações efetivas. 

 

8 perguntas e respostas sobre Educação Especial e Inclusiva

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, na área de Jornalismo, autoria de Jonas Carvalho. Especialistas e docentes explicam por que promover uma educação para todos é essencial para um ensino que valoriza a diversidade e considera as diferentes potencialidades dos estudantes. 

 

Plano de aula: Dobraduras e a multiplicação

Plano de aula disponibilizado pelo Ápis, na área de matemática, para alunos do 2o.  anos do Ensino Fundamental I com objetivos de resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte.

 

Plano de aula: A terça parte e o todo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Fátima Aparecida Marques Montesano, com objetivo de aprimorar seus conhecimentos  associados à ideia de terça parte com o todo.

 

Plano de aula: Ideia da quarta parte como metade de um meio

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Fátima Aparecida Marques Montesano, com objetivo de resolver situação-problema associada à ideia da quarta parte como metade de um meio. 

 

Plano de aula: Um quinto e sua metade

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Fátima Aparecida Marques Montesano, com objetivo de compreender a ideia que um décimo é a metade de um quinto. 

 

Plano de aula: Situação problema com a ideia de terça parte

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Fátima Aparecida Marques Montesano, com objetivo de compreender o conceito de terça parte.

 

Plano de aula: Situação-Problema com ideia de metade

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Fátima Aparecida Marques Montesano, com objetivo de compreender o conceito de metade. 

 

Plano de aula: Problemas envolvendo a terça parte

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Renata Ariane Capovilla, com objetivo de utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam terça parte.