Plano de aula: A Construção de Brasília e o processo migratório

Plano de aula: A Construção de Brasília e o processo migratório

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. O objetivo é conhecer o processo migratório de diferentes povos para a construção de Brasília, nas décadas de 50 e 60, e os motivos que os levaram para a nova […]

 

Plano de aula: Imigração japonesa para o Brasil no início do século XX

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. O objetivo é conhecer os japoneses que migraram para o Brasil no início do século XX e os impactos dessa migração na vida dos brasileiros.

 

Plano de aula: Imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. O objetivo é conhecer o processo migratório da Alemanha para o Brasil, no fim do século XIX e início do XX, e seus impactos no sul do País.

 

Plano de aula: Imigração italiana para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. O objetivo é conhecer o processo migratório dos italianos para o Brasil e seus impactos na vida desses povos.

 

Plano de aula: A imigração portuguesa para o Brasil, após a vinda da família real

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. O objetivo é conhecer o processo migratório dos portugueses para o Brasil, após a vinda da família real.

 

Plano de aula: A culinária nordestina e a permanência dos costumes indígenas por meio dela

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são conhecer o uso de alimentos tradicionais que sofreram influência dos povos indígenas e que permanecem na cultura nordestina.

 

Plano de aula: As festas tradicionais e sua continuidade na cultura dos povos das cidades brasileiras

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são conhecer os festejos e manifestações culturais brasileiras, como folia de reis e festa do rosário, em diferentes tempos, percebendo a permanência de seus costumes.

 

Plano de aula: As comunidades da Amazônia e as relações estabelecidas em seu entorno

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são conhecer a diversidade dos povos que vivem em torno da Floresta Amazônica, seus modos de vida e cultura, percebendo as relações que estabelecem nesse espaço.

 

Plano de aula: As comunidades quilombolas e seus modos de vida com o passar dos tempo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são reconhecer a diversidade cultural dos povos quilombolas, seus modos de vida com o passar do tempo, percebendo suas contribuições para as demais comunidades.

 

Plano de aula: As diferentes comunidades indígenas e seus modos de vida nas cidades

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental na área de História, autoria de Aline Soares Silva. Os objetivos são identificar comunidades indígenas nas cidades, conhecendo seus modos de vida no passado e no presente e valorizando seus aspectos culturais.

 

Professora do Amazonas luta pela Educação Indígena

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Indiara Bessa. Em uma ocupação de Manaus, Cláudia Baré criou a instituição que ensina a crianças e jovens a língua dos povos tupi-guarani e a cultura dos seus ancestrais. 

 

Pesquisadora analisa contribuições de Ana Teberosky e Emilia Ferreiro na alfabetização

Material disponibilizado pelo Instituto Claro de autoria de Leonardo Valle. Onaide Schwartz aponta erros e acertos das educadoras no processo de leitura e escrita das crianças. 

 

Uso de fones de ouvido ajuda a ensinar ondas e poluição sonora aos alunos

Material disponibilizado pelo Instituto Claro de autoria de Leonardo Valle para alunos do Ensino Médio. Professores de física compõem uma sequência didática interdisciplinar para explicar impactos e consequências. 

 

Como usar a literatura sobre vampiros para ensinar língua inglesa

Material disponibilizado pelo Instituto Claro de autoria de Leonardo Valle para alunos do Ensino Médio na área de Língua Estrangeira (inglês).. Temática permite discutir questões sociais e engajar alunos no aprendizado de tempos verbais e vocabulário. 

 

Compreendendo as fórmulas matemáticas como consequência do aprofundamento do estudo da álgebra

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor para alunos do Ensino Fundamental II na área de Matemática, com os temas Álgebra e Equações, autoria de Mário Lucio Alexandre. Os objetivos são modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas; identificar relações algébricas que expressem relações entre grandezas; resolver situação-problema […]

 

Trabalhando com Juros Simples

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor para alunos do Ensino Médio na área de Matemática, com o tema análise de dados e probabilidade, autoria de Mário Lucio Alexandre. Os objetivos são construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais; reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações […]