Plano de aula: Diferenciar Internacionalização, mundialização e globalização

Plano de aula: Diferenciar Internacionalização, mundialização e globalização

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, de autoria de Cibele Oliveira, na área de Geografia, com objetivo de compreender situações e fatos a fim de diferenciar as características e aspectos da internacionalização, da mundialização e da globalização.

 

Plano de aula: A Coreia do Norte em tempos de globalização

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, de autoria de Cibele Oliveira, na área de Geografia, com objetivo de analisar fatores e situações em relação aos meios de transportes e comunicação na Coreia do Norte que denotam sua não participação no processo de globalização.

 

Plano de aula: Escala global e local: atuação da empresa McDonald’s na Europa

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, de autoria de Cibele Oliveira, na área de Geografia, com objetivo de abordar a temática sobre escala global e local analisando a atuação da empresa McDonalds´s em um contexto de mundialização.

 

Plano de aula: A migração internacional e a situação dos refugiados

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, de autoria de Roberta Duarte da Silva, na área de História, com objetivo de compreender os movimentos migratórios dentro de uma perspectiva de identidade e territorialidade.

 

Plano de aula: Grupos terroristas

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, de autoria de Roberta Duarte da Silva, na área de História, com objetivo de identificar os principais grupos terroristas existentes na atualidade e as consequências de seus atos.

 

Plano de aula: As faces do terrorismo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, de autoria de Roberta Duarte da Silva,na área de História,  com objetivo de compreender o conceito de terrorismo e as implicações dessas ações para a ordem mundial. 

 

Plano de aula: Fundamentalismo e religião

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, de autoria de Roberta Duarte da Silva, na área de História, com objetivo de entender o fundamentalismo como uma prática vivenciada por diversas religiões.

 

Plano de aula: Islamismo, preconceito e Islamofobia

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II, de autoria de Roberta Duarte da Silva, na área de História, com objetivo de identificar os problemas enfrentados pela comunidade muçulmana ao redor do mundo. 

 

Hezbollah: Surgimento, Conflitos e Atuação Transnacional do Grupo Libanês

Material disponibilizado pelo Observatório de Conflitos Internacionais, de autoria de Lucas Esteves de Meireles. O texto apresenta os aspectos da criação do Hezbollah, sua ligação com a população libanesa, sua presença na hierarquia política e suas participações nos conflitos dentro e fora do território libanês, mostrando sua forte posição como ator não estatal no Oriente […]

 

O que fazer quando a notícia invade a sala de aula?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, na área de Jornalismo, autoria de Paula Salas e Pedro Annunciato. Desastres, crises políticas ou mesmo os problemas do bairro. As questões do momento podem ter lugar na sua escola e alavancar o desenvolvimento dos alunos. 

 

Palestina

Material disponibilizado pelo site Mundo Educação. Historicamente foi ocupada por diversos povos, como árabes e judeus, além de cristãos. No entanto, a partir da criação do Estado de Israel, para o povo judaico, a Palestina foi territorialmente dividida em duas porções: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Esse processo não foi pacífico e resultou […]

 

Faixa de Gaza

Material disponibilizado pelo site InfoEscola de autoria de Antônio Gasparetto Junior. O termo “Faixa de Gaza” tem origem na Antiguidade, o nome é uma referência à principal cidade da região, Gaza. O local é situado no Oriente Médio e faz fronteiras com o Egito, ao sul, com Israel, ao norte e leste, é banhado pelo […]

 

Faixa de Gaza: entenda origem do conflito entre judeus e árabes

Material disponibilizado pelo Portal da UOL, autoria de Jayme Brener. O conflito entre árabes e judeus é relativamente recente, ao contrário do que muitos acreditam. Até o final do século 19, judeus e diferentes povos árabes viviam como “primos” (o que supõe, claro, conflitos ocasionais), e não só no Oriente Médio. 

 

Faixa de Gaza

Material disponibilizado pelo site Mundo Educação. Faixa de Gaza é uma região formada por uma estreita faixa de terra que compõe, com a Cisjordânia, a Palestina. O território gazeu é um dos mais povoados do globo.  Está localizada no Oriente Médio, entre os países Israel e Egito, na costa do mar Mediterrâneo. 

 

Faixa de Gaza

Material disponibilizado pelo site Toda Matéria de autoria de Vinícius Marques. Faixa de Gaza é o nome que se dá a uma estreita extensão territorial localizada no Oriente Médio e que faz fronteira com o Egito e Israel. Essa fronteira é separada por cercas em decorrência do conflito entre Israel e Palestina que disputam a […]

 

Faixa de Gaza

Material disponibilizado pelo Portal da UOL Faixa de Gaza é um território palestino na fronteira com o Egito e Israel, com saída para o Mediterrâneo. Possui dois milhões de habitantes e é alvo de conflitos constantes.