Jogos matemáticos em sala de aula

Jogos matemáticos em sala de aula

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I  na área de Matemática, autoria de Amanda Alves do Amaral, com objetivos de descobrir o jogo como fonte de entretenimento e aprendizagem; compreender a importância das regras; realizar o cálculo mental de dois dados numéricos; resolver situações-problema por meio de diferentes estratégias […]

 

Jogos de tabuleiro em sala de aula

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I  na área de Matemática, autoria de Amanda Alves do Amaral, com objetivos de descobrir o jogo como fonte de entretenimento e aprendizagem; compreender a importância das regras; refletir sobre diferentes estratégias; resolver situações problemas por meio de diferentes estratégias e registros. 

 

Propriedades Periódicas

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Química, autoria de Pablo Soares Damaceno, com objetivos de compreender os diagramas qualitativos do comportamento periódico de algumas propriedades dos elementos químicos; entender a reatividade, tendência de doar ou receber elétrons e outras propriedades; resolver problemas relacionados às propriedades periódicas; […]

 

Ácidos nucleicos: do DNA à síntese proteica

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, autoria de Nathalie Lousan, com objetivos de conhecer os ácidos nucleicos e suas funções; caracterizar o código genético e suas propriedades, com destaque para os nucleotídeos e para o pareamento das bases nitrogenadas; conhecer e diferenciar os principais tipos […]

 

Plano de aula: O uso de drones na resolução de problemas da organização do espaço geográfico

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Peter Rodrigo Trento, com objetivo de avaliar o uso de drones na proposição de solução de problemas em diferentes contextos.

 

Plano de aula: Os Fluxos Migratórios

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Peter Rodrigo Trento, com objetivo de promover uma reflexão sobre os fluxos migratórios contemporâneos.

 

Plano de aula: O Papel da Indústria no Continente Africano

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Peter Rodrigo Trento, com objetivo de promover uma reflexão sobre a importância exercida pela atividade industrial na construção do espaço geográfico e sua incipiente manifestação no continente africano.

 

Plano de aula: Produção de alimentos e sua escassez

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Peter Rodrigo Trento, com objetivo de promover uma reflexão sobre a produção agrícola e a questão da fome no continente africano.

 

Plano de aula: A Participação Brasileira e Sul-Africana no Comércio Mundial

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Vinícius Arantes de Souza, com objetivo de comparar a pauta de exportações do Brasil e da África do Sul.

 

Plano de aula: Os desafios da América Latina a partir da ascensão da China na Nova Divisão Internacional do Trabalho

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Juliana Maria Costa Fecher Winter, com objetivo de entender a lógica da reorganização produtiva da América Latina e da China a partir da Nova Divisão Internacional do Trabalho.

 

Plano de aula: Os impactos econômicos e sociais do mercado de trabalho na América Latina

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Juliana Maria Costa Fecher Winter, com objetivos de compreender de que forma as desigualdades se apresentam no mercado de trabalho na América Latina, bem como seus impactos econômicos e sociais.

 

Plano de aula: As inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos na globalização

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Juliana Maria Costa Fecher Winter, com objetivos de analisar de que forma as inovações desenvolvidas em países africanos estão contribuindo com a descentralização das atividades econômicas, bem como no crescimento dos setores […]

 

Plano de aula: Como Cuba consegue índices de países desenvolvidos na saúde?

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Juliana Maria Costa Fecher Winter, com objetivos de interpretar e analisar os motivos que fazem de Cuba um país com bons indicadores de desenvolvimento na área de saúde, comparando com os dados […]

 

Plano de aula: Como os lixos eletrônicos dos Estados Unidos impactam o meio ambiente em Gana?

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Juliana Maria Costa Fecher Winter, com objetivos de compreender de que forma os lixos eletrônicos dos Estados Unidos são aproveitados economicamente na África, em especial, em Gana; analisar as consequências socioambientais das […]

 

Plano de aula: Índice de Gini: desigualdade social

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Mariana Soares Domingues, com objetivo de compreender a desigualdade social a partir da análise do Índice de Gini e letras de músicas de rap.

 

Plano de aula: Cortiços e Favelas

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Mariana Soares Domingues, com objetivos de compreender a gênese de formação de favelas e cortiços e as principais consequências sanitárias desses ambientes.