Plano de aula: Transformação do milho em pipoca

Plano de aula: Transformação do milho em pipoca

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Matéria e Energia, autoria de Fabiane de Sant´Ana Leite, com objetivo de identificar o processo de transformação irreversível no aquecimento do milho de pipoca.

 

Plano de aula: Aquecimento do chocolate

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Matéria e Energia, autoria de Fabiane de Sant´Ana Leite, com objetivo de analisar a transformação ocorrida no chocolate por meio do aquecimento.

 

Plano de aula: Título: Queima do papel

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Matéria e Energia, autoria de Fabiane de Sant´Ana Leite, com objetivo de identificar a queima de papel como uma transformação irreversível.

 

Plano de aula: Evaporação e Condensação da água

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Matéria e Energia, autoria de Fabiane de Sant´Ana Leite, com objetivos de investigar os processos de evaporação e condensação como processos de transformações reversíveis da água.

 

Plano de aula: Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Matéria e Energia, autoria de Fabiane de Sant´Ana Leite, com objetivos de diferenciar transformações reversíveis e irreversíveis causadas por aquecimento.

 

Plano de aula: Seres vivos, elementos não vivos e suas relações

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Terra e Universo, autoria de Lenira Tamanini, com objetivos de identificar as relações entre os fatores bióticos e abióticos existentes nos ecossistemas. 

 

Plano de aula: A atmosfera

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Terra e Universo, autoria de Lenira Tamanini, com objetivos de identificar a composição da atmosfera terrestre, reconhecendo a importância desta para a preservação da vida.

 

Plano de aula: A água no planeta Terra

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Terra e Universo, autoria de Lenira Tamanini, com objetivos de refletir sobre as proporções de água e terra existentes no planeta Terra, estabelecendo comparativo entre a quantidade de água doce e água salgada.

 

Plano de aula: A estrutura interna da Terra

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Terra e Universo, autoria de Lenira Tamanini, com objetivos de reproduzir as camadas internas da Terra, identificando as principais características de cada uma.

 

Plano de aula: As formas de representar a Terra

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental I na área de Ciências, Terra e Universo, autoria de Lenira Tamanini, com objetivos de identificar as formas de identificação da Terra, destacando elementos apresentados no globo terrestre e no planisfério.

 

Plano de aula: Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso em atletas de alta performance

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II na área de Ciências, Vida e evolução, autoria de Otávio José Sirio, com objetivo de comparar o funcionamento e integração dos sistemas muscular, ósseo e nervoso entre atletas de alta performance e atletas amadores.

 

Plano de aula: Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso – Parte 2

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II na área de Ciências, Vida e evolução, autoria de Rossana Ishil Chida, com objetivo de relacionar o funcionamento e a importância dos sistemas nervoso e muscular para o controle da respiração dos animais.

 

Plano de aula: Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso – Parte 1

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II na área de Ciências, Vida e evolução, autoria de Otávio José Sirio, com objetivo de relacionar o funcionamento e importância dos sistemas nervoso, muscular e esquelético na sustentação e movimentação dos animais.

 

Plano de aula: Por dentro do sistema ósseo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II na área de Ciências, Vida e evolução, autoria de Otávio José Sirio, com objetivo de identificar as diferentes estruturas e tecidos que compõem os ossos do ser humano e de outros animais.

 

Plano de aula: Conhecendo o sistema ósseo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II na área de Ciências, Vida e evolução, autoria de Otávio José Sirio, com objetivo de identificar as diferentes funções do sistema ósseo humano e de outras espécies.

 

Plano de aula: Características do tecido muscular

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II na área de Ciências, Vida e evolução, autoria de Otávio José Sirio, com objetivo de comparar e classificar os diferentes tipos de tecido muscular que compõem a musculatura dos animais.