Plano de aula: Jogo das Pistas Sobre os Lugares de Vivência

Plano de aula: Jogo das Pistas Sobre os Lugares de Vivência

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Natalia Maria Ghidelli, com objetivos de reconhecer os lugares de vivência a partir de algumas características da própria escola.

 

Plano de aula: Conhecendo meus lugares de vivência

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Natalia Maria Ghidelli, com objetivos de analisar e identificar as características do próprio lugar de vivência.

 

Plano de aula: Lugares Onde Vivemos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Natalia Maria Ghidelli, com objetivos de identificar os diferentes lugares (casa, escola, praça)com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de maneira cooperativa.

 

Plano de aula: A adição e suas diferentes ideias

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Matemática, autoria de Keila Cristina de Araújo Reis, com objetivos de retomar contagens, reconhecimento de algarismos e adições de quantidades; resolver situações-problema, envolvendo os conceitos de juntar e acrescentar por meio de registros de representação […]

 

Plano de aula: Direitos humanos e combate à homofobia

Plano de aula da Revista Nova Escola para alunos do 9o, ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Ísis Fernanda Ferrari, com objetivos de conhecer mais o que ocorre com as populações marginalizadas.

 

Plano de aula: A história das mulheres no mercado de trabalho

Plano de aula da Revista Nova Escola para alunos do 9o, ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Ísis Fernanda Ferrari, com objetivos de conhecer os protagonistas da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.

 

Plano de aula: Discurso de ódio e racismo nas redes sociais

Plano de aula da Revista Nova Escola para alunos do 9o, ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Ísis Fernanda Ferrari, com objetivos de conhecer a história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 até os dias de hoje; os protagonistas da sociedade civil e as alterações […]

 

Plano de aula: O indígena e a atualidade: tribos como espaços de resistência

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Daniela Reis de Moraes, com objetivos de conhecer mais a identidade dos indígenas, a atualidade e a diversidade.

 

Plano de aula: A marcha para o Oeste nos EUA e a carta do cacique Seattle

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Daniela Reis de Moraes, com objetivos de conhecer mais sobre a identidade dos indígenas, a destruição da cultura indígena, saberes indígenas e resistência.

 

Plano de aula: O indígena no Brasil do século XIX e o bom selvagem

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Daniela Reis de Moraes, com objetivos de conhecer melhor as configurações do mundo no século XIX.

 

Plano de aula: Racismo científico e mídia do século XIX

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Daniela Reis de Moraes, com objetivos de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e  as populações negras nas Américas.

 

Plano de aula: Darwinismo social no Brasil

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Daniela Reis de Moraes, com objetivos de conhecer alguns pensamentos do século XIX: darwinismo e racismo; o discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e […]

 

Plano de aula: Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escraviidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas. 

 

Plano de aula: Os legados do escravismo na educação

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de conhecer o escravismo do Brasil no século XIX: plantations e revolta de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Colonial.

 

Plano de aula: A importância da educação na construção da representatividade negra e indígena

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de saber mais sobre o imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil.

 

E a festa vai começar – As origens e a história das festas juninas

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Amanda Alves do Amaral, com objetivos de reconhecer a festa junina como uma marca da cultura brasileira; conhecer as características das festas juninas realizadas nas regiões do Brasil; escrever, de acordo com sua hipótese de escrita, […]