Plano de aula: Jogo das Pistas Sobre os Lugares de Vivência
Plano de aula: Lugares Onde Vivemos
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Natalia Maria Ghidelli, com objetivos de identificar os diferentes lugares (casa, escola, praça)com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de maneira cooperativa.
Plano de aula: A adição e suas diferentes ideias
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Matemática, autoria de Keila Cristina de Araújo Reis, com objetivos de retomar contagens, reconhecimento de algarismos e adições de quantidades; resolver situações-problema, envolvendo os conceitos de juntar e acrescentar por meio de registros de representação […]
Plano de aula: Discurso de ódio e racismo nas redes sociais
Plano de aula da Revista Nova Escola para alunos do 9o, ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Ísis Fernanda Ferrari, com objetivos de conhecer a história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 até os dias de hoje; os protagonistas da sociedade civil e as alterações […]
Plano de aula: Racismo científico e mídia do século XIX
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Daniela Reis de Moraes, com objetivos de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Plano de aula: Darwinismo social no Brasil
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Daniela Reis de Moraes, com objetivos de conhecer alguns pensamentos do século XIX: darwinismo e racismo; o discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e […]
Plano de aula: Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escraviidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
Plano de aula: Os legados do escravismo na educação
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de conhecer o escravismo do Brasil no século XIX: plantations e revolta de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Colonial.
Plano de aula: A importância da educação na construção da representatividade negra e indígena
Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de saber mais sobre o imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil.
E a festa vai começar – As origens e a história das festas juninas
Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de História, autoria de Amanda Alves do Amaral, com objetivos de reconhecer a festa junina como uma marca da cultura brasileira; conhecer as características das festas juninas realizadas nas regiões do Brasil; escrever, de acordo com sua hipótese de escrita, […]