Plano de aula: Discurso de ódio e racismo nas redes sociais

Plano de aula: Discurso de ódio e racismo nas redes sociais

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, em  Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946, autoria de Isis Fernanda Ferrari. Os objetivos são os de conhecer a história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 […]

 

Sugestões para fortalecer o repertório sobre Consciência Negra

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do Ensino Fundamental II em África e afrobrasilidades ainda mais presentes na escola, autoria de Wellington Soares, com objetivo de fornecer sugestões de vídeos, áudios e leituras que ajudam a questionar visões sobre o Brasil e a África. 

 

Como trabalhar a Consciência Negra na formação docente?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do Ensino Fundamental II em África e afrobrasilidades ainda mais presentes na escola, autoria de Wellington Soares, com objetivo de avançar no combate ao racismo na escola e nos currículos, conhecendo uma experiência e conferindo dicas. 

 

Como fazer: discuta as relações étnico-raciais na Geografia

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do Ensino Fundamental II em África e afrobrasilidades ainda mais presentes na escola, autoria de Wellington Soares, com objetivo de recorrer a diversas fontes de dados e pesquisas que ajudam a compreender melhor a população brasileira e a situação de negros no país.

 

O mundo negro na História

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do Ensino Fundamental II em África e afrobrasilidades ainda mais presentes na escola, autoria de Wellington Soares, com objetivo de conhecer episódios que podem render boas discussões em sala de aula, desde o Antigo Egito ao século 20. 

 

E-BOOK: A África e o Brasil que quase ninguém vê

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do Ensino Fundamental II em África e afrobrasilidades ainda mais presentes na escola, autoria de Wellington Soares, com objetivos de repensar as imagens usadas em sala e construir um novo imaginário sobre o continente africano e a população negra.

 

Alfabetização matemática: como propor um mini censo para trabalhar o tratamento de dados

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola na área de Jornalismo,para alunos nos anos iniciais do Fundamental I, autoria de Seleni Coletti, com objetivo de conhecer o passo a passo desde a escolha do tema da pesquisa até o compartilhamento das conclusões. 

 

Gamificação: sugestão para usar a metodologia ativa na alfabetização

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola na área de Jornalismo, autoria de Mara Mansani, com objetivo de conhecer exemplo de proposta que trabalha questões do corpo humano, o respeito à diversidade e aspectos da leitura, escrita e oralidade.

 

Como integrar as competências socioemocionais às aprendizagens curriculares?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola na área de Jornalismo, para todas as etapas do ensino, autoria de Carol Firmino, com objetivo de proporcionar situações didáticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional combinado ao cognitivo.

 

Passo a passo: como utilizar a sala de aula invertida na alfabetização

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola na área de Jornalismo, para a Educação Infantil, autoria de Mara Mansani, com objetivo de conhecer uma atividade para colocar em prática essa modalidade ativa – que pode render ótimos momentos de aprendizagem e desenvolver o protagonismo dos estudantes. 

 

Metodologias ativas: como usar gamificação e Aprendizagem Baseada em Problemas para ter aulas mais atrativas

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola na área de Jornalismo, para todas as etapas de ensino, autoria de Paula Salas,que traz estratégias que colocam o aluno como protagonista, aumentam o engajamento e podem ser adaptadas para contextos com baixa (ou sem) conectividade.

 

Plano de aula: Redenção de Cam: imigração e branqueamento no Brasil Imperial

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, O Brasil no século XIX, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de conhecer mais sobre as teorias raciais, branqueamento, racismo, etnia e ciência.

 

Plano de aula: Formas de resistência à escravidão

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, O Brasil no século XIX, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de conhecer mais a expressão “”Negro fujão”e o escravismo no Brasil no século XIX.

 

Plano de aula: A questão de Terras Indígenas: do Império aos dias de hoje

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, O Brasil no século XIX, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de conhecer mais sobre as demarcações das terras indígenas, e a Lei das Terras.

 

Plano de aula: O destino do negro no Brasil pós-abolição

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, O Brasil no século XIX, autoria de Júlia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de diferentes naturezas.

 

Plano de aula: Quilombos no Brasil: Histórias de resistências através do tempo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de História, O Brasil no século XIX, autoria de Julia Bittencourt Barbosa Correa, com objetivos de conhecer o escravismo no Brasil no século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial.