Cinema e Educação: Central do Brasil

Cinema e Educação: Central do Brasil

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II nas áreas de Artes e Língua Portuguesa, autoria de Cláudia Mogadouro, com objetivos de  refletir sobre o analfabetismo no Brasil e relacioná-lo com a ausência de cidadania; refletir sobre a busca de identidade dos brasileiros; refletir sobre as transformações de valores e […]

 

Cinema e Educação: Rua das Tulipas

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II nas áreas de Artes, Física e Língua Portuguesa, autoria de Cláudia Mogadouro, com objetivos de refletir sobre a relação entre ciência, tecnologia e a realização de sonhos; refletir sobre as grandes invenções da humanidade e a função social do cientista; conhecer a […]

 

Cinema e Educação: Historietas Mal assombradas

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II  nas áreas de Artes e Língua Portuguesa, autoria de Cláudia Mogadouro, com objetivos de refletir sobre os contos populares e lendas que sempre assustaram as crianças; estudar os contos de terror, em várias faixas etárias; conhecer mais sobre a animação brasileira. 

 

Ciências: Flutua ou afunda?

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Ciências e Física, autoria de Amanda Alves do Amaral, com objetivos de desenvolver postura investigativa durante as atividades propostas; vivenciar atividades de flutuabilidade dos corpos, de forma a compreender as variáveis envolvidas como o objeto; densidade do líquido em que […]

 

Identificación personal Presentarse y presentar a alguien

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de saudar uma pessoa, apresentar-se e fazer apresentações, pedir e dar informações pessoais. 

 

¿Tú o usted? Usar en contexto el tratamiento Tú o usted

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de distinguir adequadamente o tratamento Tu ou Usted de acordo com o interlocutor; produzir em contexto formal ou informal.

 

El reloj: Usar adecuadamente la hora

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de aprender a ler o relógio, dizer e perguntar a hora.

 

Amigo secreto. Trabalhando com semelhanças e diferenças

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Ciências, autoria de Amanda Alves do Amaral, com objetivos de perceber semelhanças e diferenças entre pessoas por meio de registros e relatos; reconhecer as características físicas do ser humano; respeitar as diferenças existentes entre as pessoas. 

 

Música: In The End – O advérbio SO

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Língua Estrangeira (inglês), autoria de Kátia Martins Pereira, com objetivos de ler e interpretar a canção In The End; ler a biografia do Linkin Park; utilizar o advérbio SO. 

 

Your Song: O 2º Condicional

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Língua Estrangeira (inglês), autoria de Kátia Martins Pereira, com objetivos de ler e interpretar a canção Your Song; ler a biografia do Elton John; reconhecer o 2º condicional. 

 

Conheça as características de Graciliano Ramos

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, autoria de Gláucia Luiz, com objetivos de conhecer as características de Graciliano Ramos; reconhecer característica da narrativa A terra dos meninos pelados; discutir estratégias para lidar com problemas da relação com o outro. Traz conteúdos […]

 

Los horarios – Usar en contexto los horarios

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Língua Estrangeira (espanhol), autoria de Marcelo Olivares, com objetivos de conhecer o léxico relacionado ao tempo; expressões para horários do dia; os dias da semana; marcar compromissos; falar sobre planos. 

 

Eu vou te contar uma história

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, autoria de Amanda Alves do Amaral, com objetivos de estimular o interesse pelo ato de ouvir histórias; conhecer diversos contos e fábulas; proporcionar o processo de prazer/fruição. Traz como conteúdo a contação de histórias. 

 

Dígrafo consonantal e vocálico

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental I na área de Língua Portuguesa, autoria de Daniela Leite Nunes, com objetivos de entender o que é dígrafo; conhecer os dígrafos consonantais e vocálicos; compreender como se dá a divisão silábica de dígrafos; e diferenciar dígrafo de encontro consonantal e encontro vocálico.

 

Construção de identidade: a importância da representatividade

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na área de História, autoria de Júlia Bittencourt, com objetivos de identificar o conceito de representatividade; refletir sobre o conceito de representatividade; relacionar o racismo com o apagamento histórico de personagens negros e indígenas; identificar personagens importantes negros e […]

 

200 anos da Independência do Brasil: como preparar boas aulas de História sobre o tema

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola na área de Jornalismo, para alunos dos anos finais do Fundamental. Foram ouvidos três professores sobre a construção de propostas que incluem novos personagens e perspectivas, e análise de imagens e documentos – e prepararam uma charge que pode ser usada em sala de aula.