Plano de aula: Composição de Números Decimais por Agrupamento até a Ordem dos Centésimos

Plano de aula: Composição de Números Decimais por Agrupamento até a Ordem dos Centésimos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Emanuelle Martins, com objetivo de compreender o método do agrupamento como forma de construção do sistema decimal, tanto para ordens superiores, quanto para ordens inferiores à unidade.

 

Plano de aula: Números: a importância do zero e da vírgula no sistema posicional

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Emanuelle Martins, com objetivos de inserir novos conhecimentos sobre o papel do zero e da vírgula no sistema posicional.

 

Plano de aula: Desvendando o Sistema de Numeração Decimal

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Paula Gilves, com objetivos de ler e escrever números naturais de seis ordens.

 

Plano de aula: Que número eu sou?

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Paula Gilves, com objetivo de descobrir o número “oculto” através das dicas.

 

Plano de aula: Batalha numérica

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Paula Gilves, com objetivos de ler, comparar e ordenar números naturais.

 

Plano de aula: A calculadora e o sistema de numeração decimal

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Paula Gilves, com objetivo de reconhecer o valor posicional dos algarismos, sendo capaz de ler e escrever números menores que 1.000.000.

 

Plano de aula: Sistema de numeração decimal e as fichas sobrepostas

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Paula Gilves, com objetivos de compor e recompor número de até seis algarismos, reconhecendo seu valor posicional.

 

Plano de aula: Horas e minutos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de José Ricardo Azevedo da Silva, com objetivo de perceber as horas e minutos como intervalo de tempo, por meio de situações problema.

 

Plano de aula: Horas, minutos e segundos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de José Ricardo Azevedo da Silva, com objetivo de estabelecer relação de horário de início, término e duração de um acontecimento.

 

Plano de aula: Dia, horas e minutos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de José Ricardo Azevedo da Silva, com objetivos de compreender e relacionar as unidades de medidas de tempo, dia, hora e minuto em um contexto social.

 

Plano de aula: Intervalo de tempo/calendário

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de José Ricardo Azevedo da Silva, com objetivos de identificar a passagem do tempo apoiado no calendário, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.

 

Plano de aula: Uso Social do Calendário

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de José Ricardo Azevedo da Silva, com objetivos de compreender o calendário e estabelecer relação entre dia, mês e ano em um contexto social.

 

Plano de aula: Formulando problemas: área de figuras geométricas

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, de autoria de Leonardo Anselmo Perez, com objetivo de formular problemas que envolvam medidas de áreas de figuras geométricas (quadriláteros, triângulos, círculos).

 

Plano de aula: Resolução de problemas: área de triângulos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, de autoria de Leonardo Anselmo Perez, com objetivo de resolver problemas utilizando a expressão para o cálculo da área de triângulos de diferentes tipos.

 

Plano de aula: Resolução de problemas: área de quadriláteros notáveis

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, de autoria de Leonardo Anselmo Perez, com objetivo de resolver problemas sobre medidas de terrenos, aplicando o cálculo de área de quadriláteros.

 

Plano de aula: Resolução de problemas: área de paralelogramos, losangos e trapézios

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, de autoria de Leonardo Anselmo Perez, com objetivo de resolver problemas utilizando expressões de cálculo de áreas de  paralelogramos, losangos e trapézios.