As competências socioemocionais e a Matemática

As competências socioemocionais e a Matemática

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Selene Coletti. A reportagem ajuda a entender  como podemos estabelecer um diálogo entre o conhecimento dos números e as habilidades socioemocionais. 

 

Como equilibrar as competências socioemocionais e cognitivas na volta às aulas?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Ana Paula Bimbati. Entenda a importância do tema e confira experiências e ideias de educadores para o início do ano letivo. 

 

Habilidades socioemocionais são fundamentais para enfrentar as mudanças na Educação

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Mozart Neves Ramos. O desenvolvimento das competências não são importantes apenas para os estudantes, mas elas podem ajudar os educadores a se adaptarem ao cenário atual. 

 

5 livros para trabalhar as habilidades socioemocionais

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Duda Oliva. Confira sugestões de obras ilustradas para levar para a turma. 

 

Habilidades socioemocionais: O papel da Educação Física na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Luiz Gustavo Bonatto Rufino. Disciplina pode contribuir para a transformação do ensino ao reconhecer a importância do corpo, do movimento e dos sentimentos humanos no processo de ensino e aprendizagem. 

 

Coordenação pedagógica: por que investir em formação continuada em competências socioemocionais?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Victor Santos. Quando se organiza programas voltados às socioemocionais, todos têm a ganhar – professores, alunos e a própria gestão. Saiba o que levar em consideração nesse momento, e o passo a passo para consolidar, […]

 

Acolhimento: como fortalecer os vínculos e motivar os alunos a enfrentar os desafios impostos pela pandemia

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Paula Salas. A escuta ativa e propostas focadas no desenvolvimento de competências socioemocionais são estratégias para estimular crianças e adolescentes a permanecer na escola. 

 

Adaptação: as competências socioemocionais como suporte para o ensino remoto ou híbrido

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Victor Santos. Focadas no protagonismo do aluno, novas formas de ensinar e aprender mobilizam diversas competências e desafiam professores, crianças e adolescentes. 

 

Equidade: o papel das socioemocionais na redução das desigualdades

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Paula Salas. Escuta atenta, estratégias que geram autoconhecimento e incentivo ao projeto de vida dos alunos podem diminuir as diferenças nos impactos causados pela pandemia. 

 

Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Camila Cecilio. Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais. 

 

Como integrar a avaliação das competências socioemocionais à rotina?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Carol Firmino. Ao propor atividades desafiadoras e trabalhar com problemas autênticos, o educador valoriza o protagonismo da turma e coleta evidências sobre criatividade e engajamento, entre outros aspectos ligados ao sócioemocional. 

 

Como ser um professor mais criativo?

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino na área de Jornalismo, autoria de Tatiane Calixto. Introduzir alguns hábitos na rotina e repensar o planejamento das aulas são ações que ajudam a potencializar a criatividade, além de estimular o pensamento inovador da turma.

 

História do dinheiro estimula alunos a pensar sobre Educação Financeira

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos de todas as etapas de ensino, autoria de Dimitria Coutinho. Assunto recorrente nas aulas de História e Matemática, a viagem ao passado de cédulas e moedas serve de base para compreender valores e o uso consciente do dinheiro. 

 

Grandezas e Medidas: Sistema monetário II

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, extraído do Mapas em Foco – Instituto Reúna, com objetivos de reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e possíveis trocas entre elas, em função de seus valores; resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação […]

 

Plano de aula: Resolução de situações-problema envolvendo valores do sistema monetário

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Bárbara da Silva Bittencourt Gomes, com objetivos de resolver situações -problema envolvendo composição e decomposição de cédulas e moedas  até o valor de R$ 100,00. 

 

Plano de aula: Composição e decomposição de moedas e cédulas até R$ 50,00

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, autoria de Bárbara da Silva Bittencourt Gomes, com objetivos de realizar compras utilizando moedas e cédulas, formando e trocando valores.