Plano de aula: Criando uma história matemática

Plano de aula: Criando uma história matemática

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de Elissandra Gabarão Altemari, com o objetivo de criar uma história matemática com personagens. Traz como objetivos de aprendizagem identificar dados importantes para resolução de problemas; ampliar repertório e organizar […]

 

Plano de aula: Construção de problemas a partir de placar de jogo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de Elissandra Gabarão Altemari, com o objetivo de construir um problema, coletivamente, a partir do contexto de jogos. Traz por objetivo de aprendizagem conseguir organizar ideias e perceber os […]

 

Plano de aula: Perguntas e respostas

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de Elissandra Gabarão Altemari, com os objetivos de pensar e fazer boas perguntas para a descoberta de uma figura. Traz como objetivos de aprendizagem associar ideias e palavras para […]

 

Plano de aula: Fazendo perguntas para descoberta da figura oculta

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de Elissandra Gabarão Altemari, com o objetivo de elaborar perguntas a partir da observação de figuras. Traz por objetivo de aprendizagem mostrar que há diversas maneiras de levantar questionamentos. 

 

Da vida para as telas

Como pedestres e cidadãos, as crianças também precisam receber uma Educação para o Trânsito. Para ajudar você, professor que atua com turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, a tratar do tema unindo o lúdico e o educativo, a Nova Escola criou, em parceria com a Fundación MAPFRE, o Jogo do Cidadão. […]

 

Plano de aula: Interpretar e analisar um gráfico a partir dos pontos de dispersão

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Probabilidade e Estatística, autoria de Ellen Roberta Braga Bosso, com os objetivos de interpretar e analisar um gráfico a partir dos pontos de dispersão.

 

Plano de aula: Elaboração do gráfico e relatório a partir de uma tabela de dados

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Probabilidade e Estatística, autoria de Ellen Roberta Braga Bosso, com os objetivos de elaborar gráficos a partir de dados dispostos em tabelas e elaborar relatórios qualitativos de pesquisa.

 

Plano de aula: Coleta e Organização dos dados de uma pesquisa amostral

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Probabilidade e Estatística, autoria de Ellen Roberta Braga Bosso, com os objetivos de coletar e organizar os dados de uma pesquisa amostral.

 

Plano de aula: Pesquisa amostral – assunto, população e questionário

lano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Probabilidade e Estatística, autoria de Ellen Roberta Braga Bosso, com os objetivos de definir o tema, estruturar o universo amostral e elaborar o questionário que será realizado com os entrevistados de uma pesquisa […]

 

Plano de aula: Censo, Amostra e Observação. Etapas de uma pesquisa amostral

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Probabilidade e Estatística, autoria de Ellen Roberta Braga Bosso, com os objetivos de conceituar censo, amostra e observação; conhecer as etapas para uma pesquisa amostral.

 

Plano de aula: Resolução de problema: investigando com estratégias próprias

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de  Érica Fernanda Barbosa dos Santos, com os objetivos de resolver problemas não convencionais de investigação por meio de estratégias próprias.

 

Plano de aula: Resolver problemas com infográfico

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de  Érica Fernanda Barbosa dos Santos, com os objetivos de entender o que é infográfico e seus diferentes tipos. Traz como objetivos de aprendizagem compreender e interpretar infográficos, comparar […]

 

Plano de aula: Resolver problema de investigação

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de  Érica Fernanda Barbosa dos Santos, com os objetivos de desenvolver o pensamento crítico do aluno e a autonomia na justificativa de novas descobertas. Traz como objetivos de aprendizagem […]

 

Plano de aula: Situações problema

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de  Érica Fernanda Barbosa dos Santos, com os objetivos de resolver problemas que envolvam cálculos mentais ou escritos com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos […]

 

Plano de aula: Conceitual – Resolução de problemas com mais de uma solução

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de  Érica Fernanda Barbosa dos Santos, com os objetivos de utilizar a problematização algébrica para solução de uma situação problema. Traz como objetivos de aprendizagem estimular a compreensão de […]

 

Plano de aula: Resolver problemas de travessia

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de  Érica Fernanda Barbosa dos Santos, com os objetivos de desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo na elaboração de novas e diferentes estratégias para solucionar o problema.