Plano de aula: Stop dos divisores

Plano de aula: Stop dos divisores

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, Números, autoria de Luiz Felipe Trovão, com os objetivos de compor um número através de seus divisores ou vice-versa. Traz o objetivo da aprendizagem: determinar os divisores de  números naturais, utilizando fatoração.

 

Plano de aula: Analisando múltiplos em nosso dia a dia

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, Números, autoria de Luiz Felipe Trovão, com os objetivos de resolver uma situação-problema envolvendo o nosso calendário para análise de múltiplos de um número natural. 

 

Plano de aula: Mínimo múltiplo comum de números naturais

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, Números, autoria de Kezia de Oliveira Silva Souza, com os objetivos de mobilizar conhecimentos sobre múltiplos para calcular o Mínimo Múltiplo Comum (MMC).

 

Plano de aula: Máximo divisor comum de números naturais

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, Números, autoria de Kezia de Oliveira Silva Souza, com os objetivos de mobilizar os conhecimentos sobre os divisores para calcular o Máximo Divisor Comum (MDC). 

 

Plano de aula: Divisores de um número natural

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, Números, autoria de Kezia de Oliveira Silva Souza, com os objetivos de mobilizar conhecimentos sobre área e medidas de um lado de um quadrilátero para resolver a situação-problema e descobrir os divisores de um […]

 

Plano de aula: Sequência na malha quadriculada

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Álgebra, autoria de Carla Simone de Albuquerque, com os objetivos de investigar  regularidades em sequências recursivas; expressar uma  sequência através de um fluxograma, identificando sua recursividade. 

 

Plano de aula: Uma sequência na torre de pares

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Álgebra, autoria de Carla Simone de Albuquerque, com os objetivos de investigar regularidades em sequências recursivas; expressar simbolicamente um termo qualquer na continuidade de uma  sequência, identificando sua recursividade.

 

Plano de aula: Uma sequência na Torre de Hanói

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Álgebra, autoria de Carla Simone de Albuquerque, com os objetivos de  identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita […]

 

Plano de aula: Múltiplos em uma sequência não recursiva

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Álgebra, autoria de Carla Simone de Albuquerque, com os objetivos de identificar  regularidades em sequências não recursivas; expressar através de sentença matemática  um termo qualquer na continuidade de uma sequência, identificando sua não […]

 

Plano de aula: Sequência dos anos bissextos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Álgebra, autoria de Carla Simone de Albuquerque, com os objetivos de identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita […]

 

Plano de aula: Um passo a passo para frações

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Números, autoria de Lucas Henrique Viana, com o objetivo de construir um fluxograma mostrando como determinar quantidades associadas ao cálculo envolvendo frações (parte de um todo ou todo a partir de uma de […]

 

Plano de aula: De pedaço em pedaço chegamos ao total

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Números, autoria de Lucas Henrique Viana, com o objetivo de elaborar um modelo de resolução de problemas relativo ao cálculo de uma quantidade total conhecendo o valor de uma de suas partes. Traz […]

 

Plano de aula: Quanto vale a parte desejada?

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Números, autoria de Lucas Henrique Viana, com o objetivo de  elaborar um modelo de resolução de problemas relativo ao cálculo das partes de uma quantidade conhecida. Traz como objetivos de aprendizagem resolução de […]

 

Plano de aula: Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas II

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Números, autoria de Lucas Henrique Viana, com o objetivo de  utilizar diferentes recursos e estratégias para resolver problemas sobre números racionais. Traz como objetivos de aprendizagem resolver um problema de diferentes formas; desenvolver […]

 

Plano de aula: Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas I

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental II na área de Matemática, em Números, autoria de Lucas Henrique Viana, com o objetivo de utilizar diferentes recursos e estratégias para resolver problemas sobre números inteiros. Traz como objetivos de aprendizagem dIscutir com a turma diferentes formas de […]

 

Plano de aula: Criação de problemas

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 1o. ano do Ensino Fundamental I na área de Matemática, em Resolução de problemas, autoria de Elissandra Gabarão Altemari, com o objetivo de criar um problema em dupla. Traz como objetivo de aprendizagem compreender e identificar as ideias de adição e subtração num problema; […]