Transição do Feudalismo para o Capitalismo

Transição do Feudalismo para o Capitalismo

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor para alunos do Ensino Médio na área de História, autoria de Augusto Carvalho Borges, com os objetivos de aprender algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, compreenderá como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições […]

 

O feudalismo

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor para alunos do Ensino Médio nas áreas de História e Sociologia, autoria de Bruno Pimenta Starling, com os objetivos de aprender a transição do modo de produção antigo ao feudal; a relação da segunda onda de invasões e o processo de encastelamento da Europa; as estruturas do […]

 

Plano de aula: Capoeira expressão cultural afro-brasileira

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, com o tema “O sujeito e seu lugar no mundo “. autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de reconhecer a Capoeira como expressão cultural afro-brasileira.

 

Plano de aula: O cotidiano das comunidades remanescentes de quilombos

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, com o tema “O sujeito e seu lugar no mundo “. autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de reconhecer no lugar de vivência, aspectos da cultura afro-brasileira.

 

Plano de aula: Brincadeiras de origem africana

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, com o tema “O sujeito e seu lugar no mundo “. autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de reconhecer as brincadeiras de origem africana como elemento formador da cultura local.

 

Plano de aula: Festa Junina, uma tradição nordestina em nosso lugar de vivência

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, com o tema “O sujeito e seu lugar no mundo “. autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de reconhecer os traços da cultura nordestina nas festas juninas em nossos lugares de vivência.

 

Plano de aula: Alimentos e receitas de origem indígena

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, com o tema “O sujeito e seu lugar no mundo “. autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de identificar os alimentos e receitas alimentares indígenas incorporados pela sociedade no dia a dia.

 

Plano de aula: Carnaval: manifestação cultural do povo brasileiro

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, com o tema “O sujeito e seu lugar no mundo “. autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de conhecer diferentes manifestações culturais que representam o Carnaval e representá-lo em seu local de […]

 

Plano de aula: Herança cultural europeia

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, com o tema “O sujeito e seu lugar no mundo “. autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de identificar a viola como herança cultural europeia.

 

Plano de aula: Cordel, uma tradição nordestina

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de representar o seu lugar de vivência através da Literatura de Cordel.

 

Plano de aula: Brasil – diversidade cultural

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de reconhecer-se como sujeito integrante e formador da pluralidade cultural brasileira. 

 

Plano de aula: Infiltração de água no solo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Juliana Santiago de Freitas, com os objetivos de compreender o processo de infiltração de água no solo em superfícies com diferentes usos. 

 

Plano de aula: Elementos predominantes nas paisagens

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de identificar os elementos que se destacam nas paisagens naturais e humanizadas. 

 

Plano de aula: Ação antrópica e a erosão do solo

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de identificar as ações antrópicas que ocasionam a erosão do solo.

 

Plano de aula: Paisagens urbanas

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de verificar que a ação humana cria as paisagens urbanas.

 

Plano de aula: Recuperação da vegetação em áreas degradadas

Plano de aula disponibilizado pela Revista Nova Escola para alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental I na área de Geografia, autoria de Karina Steluti Silva, com os objetivos de reconhecer a importância da revegetação para promover a recuperação de áreas degradadas.