Dramaturgias coletivas

Dramaturgias coletivas

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Artes, autoria de Pedro Felício, com objetivos de propiciar a aproximação do aluno com o texto dramatúrgico; estimular a prática da criação coletiva como princípio do fazer teatral; desenvolver o conceito de dramaturgia e suas possibilidades de exploração; ao final, […]

 

Escrevendo Música

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Artes, autoria de João Aly, com objetivos de explorar diferentes formas de escrever música por meio de desenhos e símbolos; estabelecer a relação entre escrita musical e execução musical, criando uma música com introdução, verso, refrão e conclusão; ampliar […]

 

Corpo: um todo integrado

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Ciências, autoria de Maria Luzia Ledesma Rodrigues, com objetivos de compreender que o corpo é um todo integrado e que cada um dos sistemas que o compõem realizam funções específicas colaborando todos para a manutenção e desenvolvimento da vida; […]

 

Transgênicos na mesa: boa pedida?

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Ciências, autoria de Maria Luzia Ledesma Rodrigues, com objetivos de conhecer o significado de transgênicos; reconhecer os argumentos favoráveis e os contrários à plantação e criação de transgênicos; identificar os principais alimentos transgênicos comercializados no Brasil; posicionar-se sobre a […]

 

Terra Vermelha

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio para alunos do Ensino Médio nas áreas de Ciências, Geografia e História, autoria de Cláudia Mogadouro, com objetivos de refletir sobre a História do Brasil a partir da perspectiva dos índios; analisar a representação do Índio na contemporaneidade nas artes e na mídia; […]

 

O dia em que Dorival encarou a guarda

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II, na área de Filosofia, autoria de Cláudia Mogadouro, com os objetivos de interpretar figuras de linguagem (ironia) na linguagem cinematográfica; refletir sobre as estruturas hierárquicas e suas respectivas atuações; conhecer o universo de Jorge Furtado, a partir desse curta-metragem; conhecer condições e […]

 

Bomba atômica: fissão nuclear

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, nas áreas de Biologia e Física, com os objetivos de compreender o conceito de fissão nuclear; conhecer a utilização do conceito de fissão nuclear nos reatores de geração de energia nuclear. Traz conteúdos relativos ao histórico do advento da fissão nuclear; conceito de […]

 

Segunda Guerra Mundial

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II, nas áreas de Filosofia, Artes e História, com os objetivos de reconhecer o contexto do encerramento da Segunda Guerra Mundial; identificar a tecnologia criada e os efeitos de seu uso na década de 1940 a 1950; desenvolver o senso crítico a partir […]

 

“Tempo de Camisolinha” – Mário de Andrade

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, nas áreas de Literatura e Língua Portuguesa, autoria de Gláucia Luiz, com os objetivos de conhecer o escritor Mário de Andrade; conhecer o conto “Tempo de camisolinha”; analisar o conto “Tempo de camisolinha”: relação entre a forma e conteúdo; reconhecer o tom memorialista.

 

Comparações com o Brasil atual

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio, na área de História, autoria de Ricardo Alves Barreira Lourenço, com os objetivos de compreender a evolução dos direitos humanos; selecionar argumentos e comparações para a justificativa de posições humanitárias; compreender o contexto da revolução francesa; reconhecer a Constituição Federal Brasileira; compreender movimentos […]

 

Mário de Andrade: Reinventando o Brasil

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II, nas áreas de Geografia, História, Artes e Ciências, autoria de Cláudia Mogadouro, com os objetivos de estudar a obra lírica de Mário de Andrade e suas propostas vanguardistas; estudar a história da cidade de São Paulo e sua importância para o modernismo […]

 

Introdução à Cartografia

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II, na área de Geografia, autoria de Antônio Carlos da Silva, com os objetivos de conhecer e fazer uso de sistema de orientação e de localização; compreender noções de escala; desenvolver a capacidade de confeccionar mapas. Traz conteúdos relativos à Rosa dos ventos […]

 

O nazismo e a eugenia

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II, nas áreas de Filosofia e História, autoria de Ricardo Alves Barreira Lourenço, com os objetivos de reconhecer as bases do nazismo durante a segunda guerra mundial; relacionar o uso das ciências pelo partido nazista; relacionar o desenvolvimento das ciências ao controle social […]

 

Inequação de 1º grau: significado e exercícios

Material disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Matemática, autoria de Elves Silva Moreira, com objetivos de compreender o que é uma inequação; aprender o significado matemático dos principais símbolos de desigualdade; e aprender a resolver inequações do 1º grau. 

 

Ideias e dicas para construir projetos interdisciplinares sobre a questão ambiental

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola, autoria de  Sueli Furlan e Ricardo Prado, que sugere que as práticas investigativas, observação do clima e da natureza e conexões com o tempo atual são boas oportunidades para explorar o meio ambiente com os alunos do Fundamental II. 

 

Tudo sobre Meio Ambiente: como incluir a questão socioambiental nas aulas

Material disponibilizado pela Revista Nova Escola, autoria de  Sueli Furlan e Ricardo Prado, que trata da importância de se discutir o Meio Ambiente para entender os desafios (e as possibilidades) para as próximas gerações (seus alunos).