A homogeneização dos hábitos alimentares como reflexo da globalização

A homogeneização dos hábitos alimentares como reflexo da globalização

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas áreas de Geografia e de Sociologia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com os objetivos de compreender a homogeneização alimentar mundial relacionando-a com o processo de globalização; refletir sobre a difusão de costumes e hábitos das culturas ocidentais, […]

 

A pobreza e a extrema pobreza no Brasil

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas áreas de Geografia e de Sociologia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com os objetivos de compreender o conceito de pobreza e sua evolução ao longo dos anos; entender quais os critérios que definem os índices de pobreza […]

 

Os domínios morfoclimáticos do Brasil

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na área de Geografia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com os objetivos de definir o conceito de domínio morfoclimático do geógrafo Aziz Ab’Saber; estabelecer uma associação ou integração entre diferentes elementos, como: relevo, tipos de solo, formas de […]

 

Agricultura e o trabalho: das mãos às máquinas

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas áreas de Geografia e Sociologia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com os objetivos de conhecer o processo de modernização da agricultura; diferenciar os sistemas agrícolas; compreender os tipos de relações de trabalho existentes nos diferentes modelos de […]

 

Geografia da violência no campo brasileiro

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas áreas de Geografia, História e Sociologia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com os objetivos de entender o histórico dos conflitos do campo no Brasil; analisar os mapas que demonstram o aumento dos números de assassinatos, ameaças de […]

 

Os principais problemas ambientais no Brasil

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas áreas de Geografia e Sociologia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com os objetivos de compreender quais são os principais problemas ambientais existentes no Brasil; refletir sobre a relação existente entre o meio ambiente e a sociedade; reforçar […]

 

Vacina, soro e plasma

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, autoria de Nathalie Lousan, com os objetivos de refletir sobre a importância da Ciência para a saúde pública; diferenciar os conceitos de surto, epidemia e pandemia; conhecer a composição do sangue; compreender as diferenças entre tratamento e prevenção de […]

 

Microrganismos e prevenção

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Biologia e Ciências, autoria de Nathalie Lousan, com os objetivos de compreender o conceito de microrganismos; conhecer diferentes espécies de microrganismos; diferenciar microrganismos patógenos de não patógenos; perceber a importância da higiene pessoal para a prevenção de doenças causadas por […]

 

O que são as organizações internacionais?

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas áreas de História e Geografia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com os objetivos de compreender o que são as organizações internacionais, e como são definidos seus objetivos e seu funcionamento; conhecer o contexto do surgimento e entender […]

 

Conhecendo os três tipos de indústrias: base, bens intermediários e bens de consumo

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II na área de Geografia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira com os objetivos de conhecer e diferenciar os três tipos de indústrias, sendo elas: indústrias de bens de produção/indústrias de base; indústrias de bens intermediários; indústrias de bens de consumo durável e […]

 

Genocídios na história: conceito, origem e exemplos

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio nas áreas de Geografia, Filosofia, História e Sociologia, autoria de Mayra Mattar Moraes, com os objetivos de aprender sobre o conceito de genocídio, sua história e origem; conhecer os genocídios mais importantes da história; entender a luta pelo reconhecimento de genocídio por parte […]

 

A industrialização do território brasileiro e sua influência

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II nas áreas de Geografia e História, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com os objetivos de entender como ocorreu a industrialização do território nacional e a influência na formação do espaço industrial brasileiro; analisar o parque industrial brasileiro e a ampla concentração […]

 

Biotecnologia e engenharia genética: PCR, sorologia e teste rápido

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, autoria de Nathalie Lousan, com os objetivos de refletir sobre a importância e presença da biotecnologia em nosso cotidiano; revisar conteúdos básicos de biologia celular, como duplicação DNA, RNA e síntese de proteínas; conhecer a resposta imunológica do nosso […]

 

O processo de implementação do Plano Real

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas áreas de História e Geografia, autoria de Thaylizze Goes Nunes Pereira, com objetivos de conhecer o que foi o Plano Real; compreender o processo de implementação do Plano Real em suas três etapas: Programa de Ação Imediata (PAI), […]

 

Guerra do Paraguai e suas batalhas

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de História, autoria de Mayra Mattar Moraes, com objetivos de entender o período imperial brasileiro; aprender sobre os processos de independência dos países latino-americanos; debater a respeito do pacifismo e do homem cortês brasileiro; conhecer o período da Guerra do Paraguai […]

 

O que são as plantas alimentícias não convencionais?

Plano de aula disponibilizado pelo Instituto Claro para alunos do Ensino Médio na área de Biologia, autoria de Nathalie Lousan, com objetivos de refletir sobre a relação do desenvolvimento sustentável e alimentação; aprender conceitos como: agroecologia e agrofloresta; conhecer as plantas comestíveis não convencionais (pancs); identificar possíveis pancs no “quintal de casa”; refletir que nem […]