Clínica Grunkrault
ARTIGOS

visite nosso bolg

  • Home
  • Serviços
    • Atendimentos
    • Consultoria
    • Diferenciais
    • Orientação de Pais
    • Supervisão de caso
  • A Clínica
    • Melanie Grunkraut
  • ProjetosProjetos
    • Educadores
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental I
      • Ensino Fundamental II
      • Ensino Médio
      • Gestores e Educadores
  • Blog
    • Pais
  • Contato

FALE CONOSCO
(11) 99108-8809 Telefone

SIGA-NOS
O uso lúdico no diagnóstico psicopedagógico
07 jan

O uso lúdico no diagnóstico psicopedagógico

0 Comment

Todo profissional que trabalha com crianças, sente que é indispensável haver um espaço e tempo para a criança brincar e assim melhor se comunicar, se revelar. O médico que cria jogos com objetos do consultório, o vendedor que provoca uma brincadeira com o comprador mirim, o professor que possibilita situações lúdicas em sala de aula, etc. são exemplos claros desta situação.

Em nosso trabalho psicopedagógico, chegam-se as mesmas conclusões, quer seja no diagnóstico, quer no tratamento.

Empregamos a palavra lúdica no sentido do processo de “jogar”, “brincar”, “representar” e “dramatizar”, como condutas semelhantes na vida infantil e ou adolescente.

A técnica do jogo em Psicanálise foi elaborada por CH. Klein, Anna Freud e outros que aprofundaram o simbolismo inconsciente do jogo.

37 bodybuilder clothing brands you need to know about how much tren per week the 5 best chest building exercises for beginning bodybuilders

Piaget, em pesquisas sobre a construção do pensamento e da sociabilidade, mostra a colaboração do jogo com nossos pacientes.

“É no brincar e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral.”

Nesse espaço criança – outro, indivíduo meio, dá-se a aprendizagem.

Por isso consideramos o processo lúdico fundamental em nosso trabalho psicopedagógico.

          Alguns parâmetros avaliados na criança:

  • Usa material ao alcance das mãos, não explorando o restante;
  • Explora todo material e depois se fixa em algo;
  • Escolhe materiais planejando uma brincadeira;
  • Faz estimativa, faz medidas e cálculos ou não;
  • Estrutura uma brincadeira com começo, meio e fim, com coerência;
  • Tem flexibilidade no uso dos objetos;
  • Resolve situações problemáticas que surgem e como o faz;
  • Usa o corpo na medida do necessário movimentando-se, trocando de posição, ocupando bem o espaço, se usa o corpo como parte do jogo, se usa a coordenação grossa e fina necessária a atividade.

          Em síntese, muitas coisas podem ser observadas. O importante é se fixar no vetor aprendizagem e investigar o que está envolvido nesse processo e sua relação com a queixa.

          É fundamental relacionar o observado com os dados obtidos nos testes e nas entrevistas de anamnese.

          Essa então é uma técnica usada comumente em nosso psicodiagnóstico.

Ida Korz Cymbalista

Bibliografia:

Psicopedagogia Clínica – Maria Lúcia L. Weiss

Categories: Educadores, Pais
Share on facebook Share on twitter Share on google

Trackbacks and pingbacks

Leave a reply Delete Message

Artigos do Blog

  • Educadores (49)
  • Pais (8)

Últimas do Blog

Construindo Uma Mãe: Parte 3

Pela manhã, lendo alguma coisa || Leia Mais

Construindo uma mãe: Parte 2

Sei que estou dentro de || Leia Mais

Construindo uma mãe

Ao nascermos mulher, já existíamos || Leia Mais

Temas e Projetos

  • Educação Infantil (16)
  • Ensino Fundamental I (30)
  • Ensino Fundamental II (28)
  • Ensino Médio (25)
  • Gestores e Educadores (2)

3 Projetos escolhidos para você!

  • Dia da Amazônia
  • Papel Reciclável
  • Ouro

A Clínica de Psicopedagogia Grunkrault está localizada no bairro de Higienópolis com consultório respeitando todos os padrões internacionais de luminosidade e de propagação de ruídos, com paredes em ângulos especiais e portas duplas que propiciam um isolamento acústico para a preservação do sigilo e da ética, necessários num contato terapêutico tanto com adultos como com crianças.

Atendimentos às crianças, aos adolescentes e aos pais, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico, além de consultoria para orientadores e professores.

  • Endereço: R. Sabará, 566 - sl. 184 - Higienópolis
  • Telefone: (011) 99108-8809
  • E-mail: clinicagrunkraut@gmail.com

A CLÍNICA

  • Melanie Grunkraut

SERVIÇOS

  • Atendimentos
  • Consultoria
  • Orientação de Pais
  • Diferenciais

PROJETOS

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental I
  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio
  • Gestores e Educadores

FAQ

  • FAQ Pais

BLOG

  • Pais

Desenvolvido por: Vendoo

Tire suas dúvidas!