24
jan
Antes do advento da Internet, crianças e adolescentes utilizavam softwares educativos tanto nos Laboratórios de Informática das Escolas como nas residências com os objetivos lúdicos e pedagógicos. Eram produtos vendidos em formato de disquetes que eram instalados no computador e trabalhados de forma individual.
Fui autora e assessora da empresa Byte & Brothers na área educativa onde desenvolvemos vários softwares visando crianças com dificuldades de aprendizagem (Dislexia e a Discalculia) e de atenção (TDA e TDAH), que obtiveram ganhos significativos tanto na área de Linguagem como na de Matemática. Essas crianças frequentavam a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.
O lúdico proposto ajudava no desenvolvimento de várias habilidades fundamentais, assim como mantinha o foco da atenção nas atividades.
Um dos primeiros softwares educativos que escrevi foi o RABISCANDO indicado para crianças que frequentavam a Educação Infantil.
Desenvolvia habilidades e competências ligadas às áreas de Matemática como o Sistema de Numeração (Conhecimento dos números; Relação dígito-quantidade; Sequência numérica); Geometria: (Trabalho com as figuras geométricas); Organização espacial (Classificação dos objetos segundo a pertinência nos espaços físicos); Memória Auditiva (Identificação sonora); Esquema Corporal e Noção de grandeza. O mote era que todas essas habilidades são importantes para o desenvolvimento da Leitura e Escrita, assim como a Matemática.
Outro Software que escrevi foi FESTA DAS LUZES. Tinha objetivos lúdicos – pedagógicos ligados à história e religião.
Trabalhava a Motricidade (Pintura e recorte; Construção tridimensional de um edifício e o Templo de Jerusalém); Matemática e culinária (Receitas com pesos e medidas; Compreensão de ordens escritas).
Mas um dos mais importantes softwares na época foi o ORTOGRAFANDO. Desenvolvia a ortografia, vocabulário e gramática. Indicado para crianças e adolescentes que apresentavam dificuldades na área de Leitura e Escrita ou para usuários que desejavam melhorar a seu desempenho. Trabalhava, entre outros conteúdos, a fixação correta das palavras que continham dificuldades visuais como os grafemas que apresentam os mesmos sons como os do “s” (s- ss- ç- c- sc), g-j, dentre outros; dificuldades com grafemas com sonorização diferente como nas palavras que continham as letras p ou b, t ou d, dentre outras.
Também houve outros produtos na área de Matemática também por mim criados junto com a Byte & Brother. Foram o FRACIONANDO e o GEOMETRANDO. O primeiro tinha por objetivo desenvolver o Sistema de Numeração (Fração, Decimal e Porcentagem e suas inter relações); já o segundo, dar subsídios ao conhecimento das Figuras Geométricas e suas relações.
Também significativo foi o software educativo CALCULANDO. Esse produto tinha por objetivos o desenvolvimento do Cálculo Metal e Estimativa; Operações Matemáticas Básicas; Fixação das Tabuadas; Memória Visual e Auditiva.
Um dos enfoques da importância dos softwares se mostrou com aumento da auto-estima de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem: com a manutenção da atenção e a ludicidade, apresentavam superação e continuavam a obter ganhos significativos.
Sempre é importante ressaltar que tanto naquela época como nos dias de hoje, deve-se ter o cuidado com o tempo despendido nessas atividades. Pais, educadores e psicopedagogos devem participar ativamente desse processo, valorizando as conquistas, mas fixando limites, se necessário.
Nos dias de hoje, o enfoque não é mais esse canal de multimídia, mas a Internet com seus aplicativos educativos que continuam a desenvolver essas habilidades e conteúdos de forma mais harmônica e integrada. O trabalho de terapeutas, como o psicopedagogo que trabalha a Dislexia e a Discalculia, TDA e TDAH entre outras problemáticas, tem-se beneficiado desse enfoque.
Categories:
Educadores, Pais
Trackbacks and pingbacks
Artigos do Blog
- Educadores (49)
- Pais (8)
Últimas do Blog
Construindo Uma Mãe: Parte 3
Pela manhã, lendo alguma coisa || Leia Mais
Construindo uma mãe: Parte 2
Sei que estou dentro de || Leia Mais
Construindo uma mãe
Ao nascermos mulher, já existíamos || Leia Mais
Temas e Projetos
- Educação Infantil (16)
- Ensino Fundamental I (30)
- Ensino Fundamental II (28)
- Ensino Médio (25)
- Gestores e Educadores (2)
Leave a reply