14
jan
A Avaliação Escolar, também chamada de Avaliação do Processo, ensina a aprendizagem ou avaliação de rendimento escolar, tem como dimensão de analise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar.
Sua principal função é subsidiar o professor, a equipe escolar e o próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino que utilizada com as cautelas previstas, e fornece informações que possibilitam tomar decisões sobre quais recursos educacionais devem ser organizados quando sequer tomar o ensino mais efetivo. É portanto uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, quando utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que aluno está percorrendo em um dado curso, no qual o desempenho do professor e outros recursos devem ser modificados para favorecer o cumprimento dos objetivos previstos e assumidos coletivamente na Escola.
O processo avaliativo parte do pressuposto de que se defronta com dificuldades é inerente ao ato de aprender. Assim o diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredicto que irá culpar ou absolver o aluno, mas sim uma análise da situação escolar atual do aluno em função das condições de ensino que está sendo oferecidas. Nestes termos, são questões típicas de avaliações:
• Que problema o aluno vem enfrentando?
• Por que não consegue alcançar determinados objetivos?
• Qual o processo de aprendizagem desenvolvido? Quais os resultados significativos produzidos pelo aluno?
A avaliação tem sido utilizada muitas vezes de forma reducionista como se avaliar pudesse limitar-se a aplicação de um instrumento de coleta de informações.
Avaliar exige antes que se defina aonde se que chegar, que se estabeleça os critérios para em seguida, escolherem-se os procedimentos, inclusive aqueles referentes a coleta de dados.
Além disso o processo avaliativo não se encerra com esse levantamento de informações, as quais devem ser comparadas os critérios e julgadas a partir do contexto em que foram produzidos.
A avaliação escolar é indicada a professores interessados no aperfeiçoamento pedagógico de sua atuação na Escola. É fundamental sua utilização para indicar o alcance ou não dos objetivos de ensino.
Recomenda-se então sua aplicação não só para diagnosticar as dificuldades e facilidades do aluno, como principalmente, para compreender o processo de aprendizagem utilizada de forma transparente e participativa, permite também ao aluno reconhecer suas próprias necessidades desenvolver a consciência de sua situação escolar e orientar seus esforços na direção dos critérios de exigência da escola.
Ida Korz Cymbalista
Bibliografia:
Avaliação Escolar Clarilza Prado de Souza
Categories:
Educadores, Pais
Trackbacks and pingbacks
Artigos do Blog
- Educadores (49)
- Pais (8)
Últimas do Blog
Construindo Uma Mãe: Parte 3
Pela manhã, lendo alguma coisa || Leia Mais
Construindo uma mãe: Parte 2
Sei que estou dentro de || Leia Mais
Construindo uma mãe
Ao nascermos mulher, já existíamos || Leia Mais
Temas e Projetos
- Educação Infantil (16)
- Ensino Fundamental I (30)
- Ensino Fundamental II (28)
- Ensino Médio (25)
- Gestores e Educadores (2)
Leave a reply