Clínica Grunkrault
ARTIGOS

visite nosso bolg

  • Home
  • Serviços
    • Atendimentos
    • Consultoria
    • Diferenciais
    • Orientação de Pais
    • Supervisão de caso
  • A Clínica
    • Melanie Grunkraut
  • ProjetosProjetos
    • Educadores
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental I
      • Ensino Fundamental II
      • Ensino Médio
      • Gestores e Educadores
  • Blog
    • Pais
  • Contato

FALE CONOSCO
(11) 99108-8809 Telefone

SIGA-NOS
AVALIAÇÃO ESCOLAR: Limites e Possibilidades
14 jan

AVALIAÇÃO ESCOLAR: Limites e Possibilidades

0 Comment

A Avaliação Escolar, também chamada de Avaliação do Processo, ensina a aprendizagem ou avaliação de rendimento escolar, tem como dimensão de analise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar.

            Sua principal função é subsidiar o professor, a equipe escolar e o próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino que utilizada com as cautelas previstas, e fornece informações que possibilitam tomar decisões sobre quais recursos educacionais devem ser organizados quando sequer tomar o ensino mais efetivo. É portanto uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, quando utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que aluno está percorrendo em um dado curso, no qual o desempenho do professor e outros recursos devem ser modificados para favorecer o cumprimento dos objetivos previstos e assumidos coletivamente na Escola.

            O processo avaliativo parte do pressuposto de que se defronta com dificuldades é inerente ao ato de aprender. Assim o diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredicto que irá culpar ou absolver o aluno, mas sim uma análise da situação escolar atual do aluno em função das condições de ensino que está sendo oferecidas. Nestes termos, são questões típicas de avaliações:

• Que problema o aluno vem enfrentando?
• Por que não consegue alcançar determinados objetivos?
• Qual o processo de aprendizagem desenvolvido? Quais os resultados significativos produzidos pelo aluno?

            A avaliação tem sido utilizada muitas vezes de forma reducionista como se avaliar pudesse limitar-se a aplicação de um instrumento de coleta de informações.

            Avaliar exige antes que se defina aonde se que chegar, que se estabeleça os critérios para em seguida, escolherem-se os procedimentos, inclusive aqueles referentes a coleta de dados.

            Além disso o processo avaliativo não se encerra com esse levantamento de informações, as quais devem ser comparadas os critérios e julgadas a partir do contexto em que foram produzidos.

            A avaliação escolar é indicada a professores interessados no aperfeiçoamento pedagógico de sua atuação na Escola. É fundamental sua utilização para indicar o alcance ou não dos objetivos de ensino.

            Recomenda-se então sua aplicação não só para diagnosticar as dificuldades e facilidades do aluno, como principalmente, para compreender o processo de aprendizagem utilizada de forma transparente e participativa, permite também ao aluno reconhecer suas próprias necessidades desenvolver a consciência de sua situação escolar e orientar seus esforços na direção dos critérios de exigência da escola.

Ida Korz Cymbalista

Bibliografia:
Avaliação Escolar Clarilza Prado de Souza

Categories: Educadores, Pais
Share on facebook Share on twitter Share on google

Trackbacks and pingbacks

Leave a reply Delete Message

Artigos do Blog

  • Educadores (49)
  • Pais (8)

Últimas do Blog

Construindo Uma Mãe: Parte 3

Pela manhã, lendo alguma coisa || Leia Mais

Construindo uma mãe: Parte 2

Sei que estou dentro de || Leia Mais

Construindo uma mãe

Ao nascermos mulher, já existíamos || Leia Mais

Temas e Projetos

  • Educação Infantil (16)
  • Ensino Fundamental I (30)
  • Ensino Fundamental II (28)
  • Ensino Médio (25)
  • Gestores e Educadores (2)

3 Projetos escolhidos para você!

  • Papel Reciclável
  • Vidros
  • Doença de Chagas

A Clínica de Psicopedagogia Grunkrault está localizada no bairro de Higienópolis com consultório respeitando todos os padrões internacionais de luminosidade e de propagação de ruídos, com paredes em ângulos especiais e portas duplas que propiciam um isolamento acústico para a preservação do sigilo e da ética, necessários num contato terapêutico tanto com adultos como com crianças.

Atendimentos às crianças, aos adolescentes e aos pais, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico, além de consultoria para orientadores e professores.

  • Endereço: R. Sabará, 566 - sl. 184 - Higienópolis
  • Telefone: (011) 99108-8809
  • E-mail: clinicagrunkraut@gmail.com

A CLÍNICA

  • Melanie Grunkraut

SERVIÇOS

  • Atendimentos
  • Consultoria
  • Orientação de Pais
  • Diferenciais

PROJETOS

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental I
  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio
  • Gestores e Educadores

FAQ

  • FAQ Pais

BLOG

  • Pais

Desenvolvido por: Vendoo

Tire suas dúvidas!